Como criar um pendrive de instalação do Ubuntu

Como reparar um pendrive corrompido ou defeituoso no Linux
Como reparar um pendrive corrompido ou defeituoso no Linux

Baixou uma imagem ISO do Ubuntu e quer colocar o conteúdo dela em um pendrive? Então veja aqui como criar um pendrive de instalação.

Ter uma distribuição Linux num pendrive é um recurso interessante para quem vive mexendo em outros computadores. Além da grande portabilidade proporcionada e da praticidade da mídia, está cada vez mais fácil usar pendrive para iniciar um sistema.

Por isso, nada melhor do que criar um disco de instalação do Ubuntu e depois usá-lo para instalar, consertar sistemas danificados ou infectados, ou simplesmente testar o sistema e suas futuras versões.

Para fazer essa tarefa, será usado o Criador de discos de inicialização ou USB Creator, um aplicativo que é muito fácil de usar, porque funciona como um assistente. Melhor ainda, desde a versão 8.10 do Ubuntu, esse programa já vem pré-instalado no Ubuntu.

Como criar um pendrive de instalação do Ubuntu

Para criar um pendrive de instalação do Ubuntu, você deve usar o procedimento abaixo.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Cansado de internet lenta? Ligue agora no número da NET e fale com um especialistas sobre as promoções da nossa internet fibra óptica!

Criando um pendrive de instalação do Ubuntu

Depois de verificar a imagem ISO, faça o seguinte:

Passo 1. Clique no Dash/Atividades e digite criador. Quando aparecer o ícone do “Criador de discos de inicialização”, clique nele para executá-lo:

Passo 2. Dentro do programa, clique no botão “Outro…”. Na tela que aparece, vá para a pasta onde está a imagem ISO e clique nela. Depois, clique no botão “Abrir”;

Passo 3. Se o pendrive ainda não estiver formatado ou quiser “limpar” ele, clique no botão “Apagar disco”. Quando solicitado, confirme e informe a autorização necessária para fazer a formatação;

Passo 4. Para iniciar o processo e criar um pendrive de instalação, clique no botão “Criar disco de inicialização”;

Passo 5. Aguarde. Quando finalizar, você já pode ejetar o pendrive e então usá-lo a vontade.

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Essa ferramenta também pode ser usada para criar mídias inicializáveis de outras distribuições. E se ele não servir para a que você precisa, experimente esse outros tutoriais:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile