Flash atualizado no Linux: Tenha a versão mais recente com o Fresh Player Plugin

Se você já seguiu todos os tutorias sobre a instalação do Flash desse Blog e não conseguiu ou ficou insatisfeito com a versão desatualizada do Flash Player no Linux, tenha o Flash atualizado no Linux com o Fresh Player Plugin.


Fresh Player Plugin é um wrapper que permite que os usuários do Linux possam utilizar o Pepper Flash do Google Chrome no Firefox, Opera e outros navegadores compatíveis com NPAPI, para poder usar um Flash atualizado no Linux.
Flash atualizado no Linux: Tenha a versão mais recente com o Fresh Player Plugin
Como você provavelmente já deve saber, as últimas versões do Adobe Flash Player para Linux só estão disponíveis via Google Chrome (pois é empacotado junto com ele), enquanto outros navegadores, como o Firefox, estão presos a uma antiga versão 11.x, ou seja, nada de Flash atualizado para esses navegadores.

O que acontece é que o plug-in Adobe Flash Player que vem empacotado com o Google Chrome está na forma de um plugin PPAPI (ou Pepper Plugin API) e a Fundação Mozilla não está interessada em adicionar o suporte para ele. Por conta dessa dificuldade, Rinat Ibragimov desenvolveu o Fresh Player Plugin, uma interface que permite que os usuários do Linux possam utilizar o Pepper Flash do Google Chrome no Firefox e em outros navegadores compatíveis.

Agora, uma nova versão Fresh Player Plugin foi lançada recentemente, trazendo várias melhorias e novas funcionalidades. A mudança mais importante nesta versão é, obviamente, a implementação da interface Flash DRM, no entanto, o Pepper Flash que é empacotado com o Google Chrome tem o código relacionado ao DRM desabilitado no Linux.

De acordo como o site WebUpd8 (que testou o Fresh Player Plugin com o Firefox por meses) praticamente tudo funciona, embora só tenha testado em alguns sites com Flash. Vale lembrar que de acordo com a sua página GitHub, o Fresh Player Plugin “funciona na maior parte, mas algumas APIs essenciais estão para ser implementadas”, por isso, ele pode não funcionar com alguns websites. Ainda assim, só em poder usar o Flash atualizado, já vale a pena instalar o programa.

Conheça melhor o Fresh Player Plugin

Para saber mais sobre esse programa, clique nesse link.

Antes de instalar o Fresh Player Plugin, desinstale qualquer outra versão do Flash que tenha no seus sistema. E se você ainda não tem o Chrome no seu sistema, use o tutorial abaixo. Se já tiver, desinstale e instale usando os passo do tutorial (use o item que mostra a instalação para o Ubuntu):
Como instalar o Google Chrome no Linux

Como instalar o Fresh Player Plugin e ter o Flash atualizado no Linux Ubuntu e seus derivados

Para instalar o Fresh Player Plugin e ter o Flash atualizado, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (no Unity use as teclas CTRL + ALT + T);
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório do programa com este comando:

sudo add-apt-repository ppa:nilarimogard/webupd8

Passo 3. Atualize o gerenciador de pacotes com o comando:

sudo apt-get update

Passo 4. Agora use o comando abaixo para instalar o programa;

sudo apt-get install freshplayerplugin

Passo 5. Abra o Firefox, digite no campo de endereço about:plugins e tecle enter, para conferir se o plugin está instalado;
Flash atualizado no Linux: Tenha a versão mais recente com o Fresh Player Plugin
Passo 6. Para testar, feche o navegador e abra ele novamente, finalmente, acesse esse link.
Flash atualizado no Linux: Tenha a versão mais recente com o Fresh Player Plugin

Se você tiver alguma dificuldade, feche o Firefox, execute o comando abaixo em um terminal, abra o navegador e teste novamente:

sudo ln -sf /opt/google/chrome/PepperFlash/libpepflashplayer.so /usr/lib/mozilla/plugins/libpepflashplayer.so

Como instalar o Fresh Player Plugin e ter o Flash atualizado em outras distribuições

Usuários do Arch Linux pode instalar a última Pepper Flashr Plugin (Git) via AUR.

Para outras distribuições do Linux, será preciso compilar o programa a partir do código fonte, o que pode ser visto nesse tutorial;
Fresh Player Plugin: Pepper Flash Wrapper para o Firefox e outros navegadores compatíveis com NPAPI

Pronto! Você já está com o Flash atualizado no Linux e pode começar a testar aqueles sites que não aceitavam a versão antiga. Deixe seu comentário e diga como ficou.

Veja também:
Instalando Pepper Flash para o navegador Chromium

Via WebUpd8

O que está sendo falado no blog nos últimos dias


Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.