Nova versão do Flatpak deixará instalações e atualizações mais rápidas

A mais nova versão do Flatpak deixará instalações e atualizações mais rápidas. Anteriormente conhecida como XDG-App, o Flatpak recebeu uma nova atualização importante que traz muitas novas opções e comandos, além de várias outras melhorias. Confira os detalhes e novidades desse lançamento.


O Flatpak 0.11.8 agora é a versão mais avançada desse importante formato de pacotes universal, que é usado para facilitar a distribuição de aplicativos em vários sistemas operacionais baseados em Linux.

Nova versão do Flatpak deixará instalações e atualizações mais rápidas
Nova versão do Flatpak deixará instalações e atualizações mais rápidas

Essa versão adiciona uma nova permissão “–allow = bluetooth” para permitir o uso de soquetes AF_BLUETOOTH e autocompletar via tabulação para o shell UNIX zsh (Z shell).

Também foi adicionado um novo e prático comando “flatpak repair” que permite aos usuários verificar e reparar instalações Flatpak.

Outra novidades são os novos argumentos “-all” e “–unused” ao comando “flatpak uninstall”, o que permitirá que os usuários removam tudo junto assim como com os seus respectivos runtimes.

Mais uma boa novidade na versão Flatpak 0.11.8 são as opções “–show-location”, “–show-runtime,” e “–show-sdk” para o comando “flatpak info”, bem como as opções “- show-runtime” e “–show-sdk” para o comando “flatpak remote-info”.

Além disso, a estrutura agora envia um novo cabeçalho HTTP “Flatpak-Upgrade-From” durante as atualizações.

Entre outras mudanças dignas de nota implementadas no Flatpak 0.11.8, vale mencionar que as operações P2P agora funcionam offline.

O Flatpak agora usa o p11-kit-server, se estiver instalado no sistema operacional host, para encaminhar o armazenamento confiável do certificado host para o aplicativo em sandbox, e padroniza as novas instalações do Flatpak para repositórios apenas para usuário básico, para manter compatibilidade com sistemas de arquivos que não suportam xattrs.

E para tornar mais fácil para os desenvolvedores de aplicativos implementarem instalações e atualizações nos frontends, o Flatpak 0.11.8 introduz uma nova API de transação na biblioteca libflatpak.

Nova versão do Flatpak deixará instalações e atualizações mais rápidas

Nova versão do Flatpak deixará instalações e atualizações mais rápidas. Acontece que esta versão também adiciona uma camada extra de otimizações às instalações e atualizações Flatpak, especialmente para operações de remoção e acionamento (triggering), tornando-as muito mais rápidas do que nas versões anteriores da estrutura de sandboxing.

Por último, mas não menos importante, o comando “flatpak uninstall” foi atualizado para não permitir mais que os usuários removam um runtime. Se isso for exigido por um aplicativo instalado, adiciona uma solução alternativa para um travamento que pode ocorrer em alguns hosts durante a inicialização do aplicativo

Os comandos “flatpak info”, “flatpak list”, “flatpak search” e “flatpak remotes” funcionam corretamente mesmo em hosts que não incluem /var/lib/flatpak.

O Flatpak 0.11.8 requer a versão 0.2.1 do bubblewrap para o system-bwrap e respeita as várias versões de extensão correspondentes durante o download automático das extensões.

Atualize ou instale o Flatpak no Linux

Fique atento aos repositórios de software de sua distribuição Linux favorita para esta versão nos próximos dias, e atualize seu sistema, assim que estiver disponível para instalação.

Alternativamente, você pode usar o tutorial abaixo para instalar o suporte a esse formato em seu sistema, caso ele seja compatível com o mesmo:

Como instalar o suporte a Flatpak no Linux

E se você quiser instalar aplicativos nesse formato, veja essa paǵina:
Lista de aplicativos Flatpak para instalar no Linux

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.