Instale Genymotion: um emulador Android (x86) rápido, fácil de usar e com suporte a OpenGL hardware acceleration

Genymotion é um emulador que vem com imagens pré-configuradas do Android (x86 com OpenGL hardware acceleration). Instale ele e experimente testar aplicações Android a partir do Ubuntu ou qualquer outro Linux de sua preferência.

genymotion

O projeto tem evoluído a partir do velho AndroidVM e comparando com ele, Genymotion vem com um novo design do “player”, instalador e muito mais. De acordo com seus desenvolvedores, “o produto é destinado a substituir o emulador Android, do Google, não só para desenvolvedores Android, mas também para as pessoas que fazem demonstrações de apps Android“.

Genymotion (atualmente em beta) e está  disponível para Linux, Windows e Mac OS X e requer VirtualBox. O código de imagens virtuais é de código aberto, no entanto, o software que é executado no host (o “player”) não é, mas é livre para usar. No futuro, Genymotion continuará tendo uma versão livre para usar e com muitos recursos avançados, mas também haverá versões pagas, “principalmente para grandes empresas que necessitam de colaboração em Genymotion”.

Características do Genymotion:

  • Permite baixar e executar imagens virtuais pré-configuradas:  Android 4.1.1 – API nível 16 (com x86 support): Nexus 7 Jelly Bean, Nexus S Jelly Bean, Nexus One Jelly Bean, 10.1”, WXGA Tablet Jelly Bean, 7.0” e WSVGA Tablet Jelly Bean, todos com ou sem Google Apps (Play Store, etc.);
  • Rede: Ethernet (emula a conexão Wi-Fi);
  • GPS (com coordenadas configuráveis) e widgets de emulação de bateria (com níveis de bateria configuráveis);
  • Display: a aceleração de hardware OpenGL, multiplas telas, exibição em tela cheia;
  • Genymotion shell, que permite que você interaja com sua máquina virtual usando uma linha de comando;
  • Suporte a ADB;
  • Eclipse e Android Estúdio plugins;
  • Suporta Linux, Windows e Mac.
Mais sensores são esperados em futuras versões: giroscópio, luz, temperatura, vetor de rotação e assim por diante. Vale observar que como se trata de um software beta, você pode encontrar bugs ou recursos incompletos.

Download e uso do Genymotion

Antes de prosseguir, por favor, note que o computador deve oferecer suporte a virtualização de hardware (VTx / AMD-v) para ser capaz de executar as imagens do Genymotion.

Passo 1. Para usar Genymotion, você precisará instalar o Oracle VirtualBox, preferencialmente, a última versão estável;

Passo 2. O próximo passo é baixar o Genymotion. Para ser capaz de fazer o download, você precisa se inscrever para uma conta (grátis) em https://cloud.genymotion.com. Depois de criar uma conta, Baixe o Genymotion no seu diretório home;

Passo 3. Agora vamos instalar o Genymotion. Para isso, vamos precisar marcar o arquivo bin baixado como executável e executá-lo. Abra um terminal (Usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T) e digite os comando a seguir na mesma sequência (supondo que você tenha baixado Genymotion na sua pasta home):

Para sistemas de 32bit:

cd
chmod +x genymotion-1.0_x86.bin
./genymotion-1.0_x86.bin

Para sistemas de 64bit:

cd
chmod +x genymotion-1.0_x64.bin
./genymotion-1.0_x64.bin

Passo 4. O instalador, em seguida, perguntará se você deseja prosseguir. Digite “y” (sem as aspas), pressione ENTER e pronto, o programa já estará instalado em seu sistema;

Se você seguiu as instruções acima, o Genymotion deve ser instalado sob ~/genymotion . Para executá-lo, use o seguinte comando:
~/genymotion/genymotion

O programa será iniciado. Para adicionar um novo dispositivo virtual, clique em “Add”, faça login com seu nome de usuário e a senha da conta Genymotion (criada no passo 2) e você verá uma lista de dispositivos disponíveis:

genymotion_1

Selecione o dispositivo virtual que você deseja fazer o download da lista e clique em “Add” (para ser capaz de instalar aplicativos via Google Play Store, certifique-se de que o nome da máquina menciona “Google Apps”):
genymotion_2
Uma vez que você clicar em “Next”, o download deverá começar. Clique em “Next”, quando o download for concluído, digite um nome para o novo dispositivo virtual e clique no botão “Create” e “Finish”. Em seguida, o dispositivo deve aparecer na janela principal do Genymotion. Utilizando os botões direito (ou o botão direito do dispositivo), você pode alterar o tamanho da tela ou excluir o dispositivo:
genymotion_3
Para iniciar um dispositivo, selecione-o e clique no botão “Play”. Da mesma forma, você pode criar e executar mais dispositivos.
No menu Genymotion você pode definir o caminho ADB ou digitar um proxy a ser usado com Genymotion.Uma vez que você inicia uma máquina virtual, pode se conectar via ADB usando o padrão IP VM: 192.168.56.101 (isto pode ser configurado da máquina virtual, através da configuração do Genymotion, disponível na lista de apps Android VM).
Para completar, aqui estão mais alguns screenshots:
genymotion_vm_2 genymotion_vm_3 genymotion_vm_4 genymotion_vm_5 genymotion4

Atualização
O Google Apps foi removido do Genymotion a partir da versão mais recente, eles estão em negociações com o Google para colocá-los de volta.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.