Mesa 18.1 já está disponível para usuários do Ubuntu 18.04 LTS

Timo Aaltonen, da Canonical, anunciou hoje que a recém-lançada pilha de gráficos Mesa 18.1 já está disponível para usuários do Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver). Confira os detalhes dessa atualização.


Drivers MESA são os drivers de software Linux de código aberto disponíveis para hardware AMD, NVIDIA e Intel. Eles servem como uma alternativa de fonte aberta para drivers proprietários de código fechado fornecidos por fornecedores de GPU.

Mesa 18.1 já está disponível para usuários do Ubuntu 18.04 LTS
Mesa 18.1 já está disponível para usuários do Ubuntu 18.04 LTS

A Canonical sempre deu backport de novos lançamentos do Mesa para seus sistemas operacionais Ubuntu Linux suportados.

Mesa 18.1 já está disponível para usuários do Ubuntu 18.04 LTS

Agora, o desenvolvedor Timo Aaltonen informou à comunidade hoje que a última pilha de gráficos do Mesa 18.1.1 está agora disponível no x-updates PPA (Personal Package Archive) para usuários do Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) para adicionar uma camada extra de desempenho de jogos.

De acordo com Timo Aaltonen, a equipe do Ubuntu também está trabalhando em backporting da pilha de gráficos Mesa 18.0.5 para a série de sistema operacional Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus), que usa a antiga pilha de gráficos Mesa 17.2.8, tornando as atualizações mais suaves para aqueles que gostaria de mudar para o Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver), que foi lançado com a pilha de gráficos Mesa 18.0.0.

Sobre isso, Timo Aaltonen, explicou o seguinte:

“Primeiro precisamos ter certeza de que o 18.04 obterá o Mesa 18.0.5 (que é o último da série, portanto, nenhum salto de versão esperado até o backport de 18.10) junto com um libglvnd atualizado que solta as quebras e substituições nas versões antigas do pacote para garantir que o upgrade Xenial -> Bionic ocorrerá sem problemas uma vez que o 18.0.5 seja retornado para o Senial, o que, de fato, será implementado em breve.”

A Canonical está atualmente trabalhando no lançamento do primeiro lançamento pontual do Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver), que está atualmente agendado para 26 de julho de 2018, e será lançado com uma pilha de gráficos atualizada baseada no Mesa 18.1.1 ou posterior.

Implementando o OpenGL 3.1 com ARB_compatibility nos drivers gráficos RadeonSI, R600, NV50, NVC0, Softpipe, LLVMpipe e SVGA, a série de gráficos Mesa 18.1 foi lançada no dia 18 de maio de 2018, com suporte para novas extensões OpenGL, incluindo GL_EXT_semaphore, GL_EXT_semaphore_fd, GL_ARB_bindless_texture, e GL_ARB_transform_feedback_overflow_query.

Além disso, essa versão adiciona suporte para a extensão GL_EXT_shader_framebuffer_fetch e GL_EXT_shader_framebuffer_fetch_non_coherent para o driver gráfico Intel i965 OpenGL, suporte para a extensão GL_KHR_blend_equation_advanced para o driver gráfico RadeonSI e permite o suporte ao cache de shader de disco para o driver gráfico Intel i965 OpenGL por padrão.

Mas usuários existentes do Ubuntu 18.04 LTS podem instalar o Mesa 18.1.1 agora através do PPA da equipe “Ubuntu-X”, usando o tutorial baixo:

Como instalar a versão mais recente do driver Mesa no Ubuntu

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock