Como instalar o Streamlink no Ubuntu, Linux Mint e derivados

Se você está a procura de um substituto do Livestreamer, veja como instalar o Streamlink no Ubuntu, Linux Mint e derivados.

Ultimamente desenvolvedor do aplicativo Livestreamer não tem feito quaisquer alterações ou respondido a questões ha bastante tempo, por isso, parece que o projeto foi abandonado.

Como instalar o Streamlink no Ubuntu, Linux Mint e derivados

No caso de você não estar familiarizado com o Livestreamer, ele é um utilitário de linha de comando (uma API dele também está disponível) que faz a saída de stream de vídeo de serviços como Livestream, Twitch, UStream, Youtube Live e muito mais, para reprodutores de vídeo como o VLC, MPV, e assim por diante.

Na prática, Livestreamer permite que seu PC direcione o canal da Twitch para fora do site, para exibi-lo dentro de um player nativo com baixo consumo de memória e quase nenhum atraso ou engasgo.

Devido a alterações em vários serviços de streaming de vídeo, alguns plugins do Livestreamer já não funcionam corretamente – por exemplo, o desenvolvedor do Livestreamer Twitch GUI teve que implementar algumas soluções alternativas para conseguir funcionar com o Twitch.

Por causa disso, um fork do projeto Livestreamer, chamado Streamlink, foi criado recentemente. Como ainda não existem pacotes do Ubuntu para o novo fork, Andrew do site WebUpd8, fez upload de um para seu repositório principal.

A propósito, o desenvolvedor Livestreamer Twitch GUI já adicionou suporte inicial para Streamlink.

Streamlink corrige algumas questões bastante presentes no Livestreamer (para twitch, picarto, itvplayer, crunchyroll, periscope e douyutv, entre outros), além de adicionar plugins para novos serviços de streaming.

Como instalar o Streamlink no Ubuntu, Linux Mint e derivados

Para instalar o Streamlink no Ubuntu, Linux Mint e derivados e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal (use as teclas CTRL + ALT + T);
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório do programa com este comando ou use esse tutorial;

sudo add-apt-repository ppa:nilarimogard/webupd8

Passo 3. Atualize o gerenciador de pacotes com o comando:

sudo apt-get update

Passo 4. Agora use o comando abaixo para instalar o programa;

sudo apt-get install streamlink

Como instalar o Streamlink manualmente ou em outras distros

Para aqueles que não conseguiram instalar com o procedimento acima, não querem adicionar o repositório ou querem tentar instalar em outra distribuição baseada em Debian, você pode pegar o arquivo DEB do programa na página de downlod do repositório e instalar ele manualmente (clicando duas vezes nele).

Mas lembre-se! Ao optar por esse tipo de instalação, você não receberá nenhuma atualização do programa.

Como usa o Streamlink

Quando quiser iniciar o programa, digite (por exemplo) streamlink -p mpv https://www.twitch.tv/maldiva source em um terminal, para testar o stream.

Por padrão, Streamlink usa VLC para reproduzir o fluxo, mas você pode especificar um player de vídeo diferente usando o argumento “–player” (ou apenas “-p”), por exemplo, “–player mpv” para usar mpv em vez disso.

Para usar no Google Drive/docs, a primeira coisa que você precisa fazer é executar Streamlink com o link que você deseja transmitir, para ver os streams disponíveis:

streamlink https://drive.google.com/open?id=0B0tRrdcY7CwJWGdVdHEyYWpfTTQ

O resultado será algo como uma listar os formatos disponíveis:

[cli][info] Found matching plugin googledrive for URL https://drive.google.com/open?id=0B0tRrdcY7CwJWGdVdHEyYWpfTTQ Available streams: 360p_alt, 480p_alt, 360p (worst), 480p, 720p, 1080p (best)/code>

Em seguida, basta adicionar um dos streams disponíveis no final do comando e o Streamlink iniciará a transmissão em stream contínuo:

streamlink https://drive.google.com/open?id=0B0tRrdcY7CwJWGdVdHEyYWpfTTQ 1080p

Para mais detalhes sobre o uso do programa, consulte esse link.

Desinstalando o Streamlink no Ubuntu, Linux Mint e derivados e derivados

Para desinstalar o Streamlink, Linux Mint e derivados, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Desinstale o programa, usando os comandos abaixo;

sudo add-apt-repository ppa:nilarimogard/webupd8 -r -y
sudo apt-get remove streamlink --auto-remove

O que está sendo falado no blog

<a href="https://www.edivaldobrito.com.br////” rel=”noopener noreferrer” target=”_blank”>Veja mais artigos publicados neste dia…

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.