Lançado Tails 3.6 com Kernel Linux 4.15 e últimas atualizações do Tor

O Projeto Tails anunciou o lançamento e a disponibilidade imediata do sistema Tails 3.6 com Kernel Linux 4.15 e últimas atualizações do Tor. Confira essa e outras novidades e descubra onde baixar a distro.


Tails ou The Amnesic Incognito Live System (também conhecido como sistema operacional anônimo), é um sistema operacional baseado no Linux, que é projetado para proteger a privacidade do usuário enquanto navega na Internet. Por conta disso, ele foi usado pelo ex-funcionário da CIA Edward Snowden, para se manter fora do olhos do governo americano.

Lançado Tails 3.6 com Kernel Linux 4.15 e últimas atualizações do Tor
Lançado Tails 3.6 com Kernel Linux 4.15 e últimas atualizações do Tor

O Tails é Baseado no Debian e usa o ambiente desktop GNOME Shell. O sistema roda em modo live (através de um pendrive USB, cartão SD ou DVD) e não deixa rastros quando você se comunica pela internet, pois o sistema encripta tudo que for possível, usando ferramentas de criptografia para embaralhar as informações de seus arquivos, e-mails e mensagens instantâneas.

Ele funciona assim porque seu objetivo principal é preservar a sua privacidade e anonimato, para ajudá-lo a usar a Internet de forma anônima, e se necessário, burlar a censura.

No Tails, todas as conexões à Internet são forçados a passar pela rede Tor. Assim, não fica nenhum rastro no computador que você está usando, a menos claro, que você peça isso explicitamente.

Novidades do Tails 3.6

A versão mais recente do projeto, Tails 3.6, facilita o bloqueio e o desbloqueio da área de trabalho e melhora os aplicativos persistentemente instalados, permitindo que o software seja configurado em segundo plano, sem bloquear o carregamento da área de trabalho do GNOME.

Agora, quando Tails não inicia o GNOME, será mensagem de erro indicando o nome da placa gráfica.

Desenvolvido com o último kernel do Linux 4.15 com patches para as vulnerabilidades de segurança Meltdown e Specter, e com a implementação mais recente do TOR Browser e Tor client/server, o Tails 3.6 traz componentes atualizados como o Electrum 3.0.6 e o Mozilla Thunderbird 52.6 .0, bem como novas funcionalidades e melhorias.

A distribuição agora fornece o pdf-redact-tools, uma ferramenta de linha de comando para remover metadados de documentos PDF e redigir arquivos PDF, convertendo-os em imagens PNG.

Outros recursos novos incluídos no Tails 3.6 são a ativação de um perfil AppArmor para o Mozilla Thunderbird (para obter segurança adicional) e um backend muito aprimorado do recurso de persistência do Software adicional, que agora está sempre instalado, mesmo quando você está desconectado, e é executado em segundo plano, após a sessão ter iniciado.

Nessa versão, é possível bloquear a tela clicando no botão que fica no menu do sistema. Se o usuários configurar uma senha de administração ao iniciar o Tails, pode desbloquear a tela com essa senha de administração. Caso contrário, ele pode configurar uma senha para desbloquear a tela ao bloqueá-la pela primeira vez.

O Tails 3.6 também atualiza o iniciador de documentação Tails da área de trabalho para abrir quando está online. O sistema instala automaticamente drivers de gráficos para a API Video Acceleration, para melhorar o suporte para inúmeras GPUs e também entrega ports de vários scripts de shell internos para o Python.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Conheça melhor a distribuição Tails

Para saber mais sobre a distribuição Tails, clique nesse link.

Baixe e experimente o Tails 3.6

A imagem ISO do Tails 3.6 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog nos últimos dias


Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.