Nova atualização do Kernel para Ubuntu 14.04 corrige Specter Variant 2

A Canonical anunciou a disponibilidade de um novo update de segurança, a Nova atualização do Kernel para Ubuntu 14.04 corrige Specter Variant 2. Ela é voltada para operacionais Ubuntu 14.04 LTS (Trusty Tahr) que executam o kernel do Linux 3.13, para corrigir a segunda variante da vulnerabilidade Specter em instalações de 32 bits e 64 bits.


No dia 23 de janeiro de 2018, a Canonical atualizou os pacotes do kernel do Ubuntu 14.04 LTS (Trusty Tahr) para a versão linux-image 3.13.0-141.190, corrigindo a vulnerabilidade de segurança Specter Variant 2 (descoberta por Jann Horn), mas apenas em sistemas com a arquitetura de hardware de 64 bits (amd64).

Nova atualização do Kernel para Ubuntu 14.04 corrige Specter Variant 2
Nova atualização do Kernel para Ubuntu 14.04 corrige Specter Variant 2

Agora, a Canonical também adicionou suporte para arquiteturas de hardware de 32 bits também para sistemas Ubuntu 14.04 LTS.

O alerta de segurança informa o seguinte:

“USN-3542-1 atenuou o CVE-2017-5715 (Specter Variant 2) para a arquitetura amd64 no Ubuntu 14.04 LTS. Esta atualização fornece a mitigação do kernel retpoline baseada em compilador para as arquiteturas amd64 e i386; Para atualizar seu sistema, siga estas instruções em https://wiki.ubuntu.com/Security/Upgrades.”

A vulnerabilidade Specter pode ser explorada por um invasor local para expor informações sensíveis da memória do kernel em microprocessadores modernos com previsão de ramos e capacidades de execução especulativa.

Se você ainda estiver usando o sistema operacional Ubuntu 14.04 LTS (Trusty Tahr) em máquinas desktop ou servidor, e ele executa o kernel 3.13, você será convidado a atualizar sua instalação para o pacote de kernel linux-image-3.13.0-143.192, que agora está disponível nos repositórios principais em variantes nomeadas com generic, generic-lpae e lowlatency.

A Canonical recomenda aos usuários que reiniciem suas instalações depois de instalar uma nova versão do kernel para que todas as mudanças necessárias tenham efeito.

Além disso, note que você terá que recompilar e reinstalar todos os módulos de kernel de terceiros que você possa ter instalado depois de atualizar os pacotes do kernel.

Conheça melhor o programa

Para saber mais sobre esse programa, clique nesse link.

O que está sendo falado no blog nos últimos dias


Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.