Ubuntu Kylin 17.04 também já está disponível para download

Pegando carona no lançamento do Ubuntu 17.04, saiu também o Ubuntu Kylin 17.04, com boas novidades. Conheça mais um pouco sobre ela e descubra onde baixar a distro.


Ubuntu Kylin é um subprojeto oficial do Ubuntu cujo objetivo é criar uma variante do Ubuntu que seja mais adequada para usuários chineses usando o sistema de escrita em chinês simplificado.

Ubuntu Kylin 17.04 também já está disponível para download
Ubuntu Kylin 17.04 também já está disponível para download

O projeto fornece uma experiência de usuário chinesa delicada, pensativa e totalmente personalizada, pronta para uso, fornecendo uma interface de usuário localizada em Chinês Simplificado e com software geralmente preferido por muitos usuários chineses.

Como se trata de um sistema Linux que usa diversos softwares livres, o Kylin pode muito bem ser usado por usuários não chineses.

Novidades do Ubuntu Kylin 17.04

Originalmente, Ubuntu Kylin entregava um desktop com Ubuntu Unity, mas a partir dessa versão 17.04, ele substituído por um desktop personalizado chamado UKUI (baseado no MATE). O novo ambiente é um movimento de última hora (como resultado da recente decisão da Canonical de abandonar o desktop Unity).

Por isso, o principal destaque dessa versão do sistema é exatamente o novo ambiente de trabalho UKUI, que proporciona uma experiência mais simples e agradável para navegar, pesquisar e gerenciar o computador.

UKUI é um desktop personalizado baseado no MATE, redesenhado com um novo menu Iniciar, painel de controle, barra de tarefas da área de trabalho, tema da área de trabalho e ícones.

Ubuntu Kylin 17.04 também já está disponível para download

Suas principais características incluem: um novo tema e ícones; Um menu de início rápido; Painel de controle fácil de usar; Gerenciador de arquivos extensível.

Ubuntu Kylin 17.04 também já está disponível para download

Ubuntu Kylin 17.04 também já está disponível para download

Aliás, esse ambiente pode ser instalado no Ubuntu e seus outros derivados:

Como instalar o UKUI Ubuntu Kylin Desktop no Ubuntu 16.10, 17.04

Além disso tudo, mais aplicativos de terceiros foram otimizados na versão 17.04. Youker calender, Youker weather indicator, Sougou Pinyin e a suite de escritório WPS foram todos atualizados para uma versão superior. Para oferecer uma experiência de edição e leitura de PDF mais convenientes, o Wendun Foxit Reader foi integrado ao sistema.

Nessa versão, o Ubuntu Kylin Software Store inclui Ubuntu Kylin Software Center, Ubuntu Kylin Developer Platform e Ubuntu Kylin Repository. Com uma interface simples e funções poderosas, ele suporta tepositórios do Ubuntu e também do Ubuntu Kylin. O programa é especialmente conveniente para a instalação rápida do software característico chinês desenvolvido pela equipe do Ubuntu Kylin!

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento ou o anúncio no site da produtora.

Para ver o novo ambiente, assista esse vídeo:

Conheça melhor a distribuição Ubuntu Kylin

Para saber mais sobre a distribuição Ubuntu Kylin, clique nesse link.

Baixe e experimente o Ubuntu Kylin 17.04

A imagem ISO do Ubuntu Kylin 17.04 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks

Se você teve alguma dificuldade ou sabe de alguma dica relacionada ao assunto acima, escreva um comentário e ajude a melhorar esse texto. E não esqueça de compartilhar também, ok?

O que está sendo falado no blog nos últimos dias


Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.