Aparelhos com Ubuntu Phone vão executar apps do Android

Se você possui um telefone com Ubuntu e acha que ele possui poucos programas, saiba que em breve, os aparelhos com Ubuntu Phone vão executar apps do Android.


Apenas alguns dias depois de lançar a atualização do software OTA-3 para os dispositivos suportados pelo Ubuntu Phone, o projeto UBports do Ubuntu Touch agora brinda os usuários com a adição do suporte a aplicativos Android, via Anbox.

Aparelhos com Ubuntu Phone vão executar apps do Android
Aparelhos com Ubuntu Phone vão executar apps do Android

Para quem ainda não conhece, o Anbox (Android-in-a-Box) é um projeto de código aberto que permite aos usuários do Linux executar aplicativos Android em um recipiente dentro de suas distribuições GNU/Linux.

Aparelhos com Ubuntu Phone vão executar apps do Android

Bem, o projeto UBports encontrou uma maneira de implementar o Anbox no sistema operacional móvel Ubuntu Touch, para permitir que os usuários do Ubuntu Phone também usem aplicativos Android.

Depois de chegar recentemente a um novo marco na implementação do Anbox no Ubuntu Touch, agora a UBports promete a disponibilidade geral da primeira versão de pré-visualização do suporte a aplicativos Android para o sistema operacional Ubuntu Touch nas próximas semanas, juntamente com instruções detalhadas sobre como configurar o seu Ubuntu Phone.

No entanto, as más notícias são que nem todos os aparelhos com Ubuntu Phone serão capazes de executar aplicativos Android.

Sobre o assunto, o desenvolvedor Dalton Durst afirmou o seguinte:

“As pessoas passaram a depender de determinados aplicativos que não estão disponíveis no Ubuntu Touch. Para se tornar um sistema operacional móvel pleno e completo, o Ubuntu Touch precisa oferecer aos seus usuários os serviços proprietários de que dependem, pelo menos até o ponto em que as alternativas livres e de código aberto sejam viáveis”

Levar o suporte a aplicativos Android para o Ubuntu Touch elevará os dispositivos do Ubuntu Phone para um nível totalmente novo. Isso, para não mencionar que não haverá a necessidade de os desenvolvedores do UBports gastar seu precioso tempo criando clientes de terceiros para vários serviços proprietários populares, apenas para manter a plataforma mobile Ubuntu.

No momento, a UBports não revelou detalhes sobre dispositivos suportados, mas eles disseram que o Anbox seria um recurso opcional para o Ubuntu Touch, que permitirá aos usuários executar aplicativos Android compatíveis com contêineres, que ficarão completamente isolados do resto do sistema operacional.

Conheça melhor o Ubuntu Phone

Para saber mais sobre o Ubuntu Phone, clique nesse link.
Para saber mais sobre o UBports, clique nesse link.

O que está sendo falado no blog nos últimos dias


Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.