Vantagens que o Wine proporciona no Ubuntu Linux e outras distros

Já pensou em ter programas do Windows no Ubuntu? Se sim, você precisa usar o Wine. Melhor ainda, conheça as vantagens que o Wine proporciona no Ubuntu Linux e outras distros.

O Wine é uma excelente pedida para solucionar alguns problemas de incompatibilidade envolvendo Linux e seus derivados, dado que ele possibilita um mundo de opções para quem está acostumado com o sistema operacional da Microsoft.

Vantagens que o Wine proporciona no Ubuntu Linux e outras distros

Para quem não conhece, um pouco da história do Wine; A sigla dele não é aleatória, (mesmo que o logo seja uma taça de vinho, e que em inglês, wine significa vinho), ela tem um propósito: “Wine Is Not an Emulator”, o que em português significa “Wine não é um emulador”.

Esse software livre está na ativa há muito tempo, mais precisamente desde 1993, quando a ideia original era executar programas do Windows no Linux.

Desde então, muito progresso foi feito, obviamente, e o Wine tem versão estável desde 2008.

Vantagens que o Wine proporciona no Ubuntu Linux e outras distros

Para saber quais as vantagens que o Wine proporciona no Ubuntu Linux e outras distros, é preciso entender que não é só no Linux (em que o Ubuntu se encaixa, claro) que o Wine traz as suas funções.

Ele também funciona em outros sistemas operacionais, como Mac OSX, BSD ou qualquer outro que siga o padrão POSIX. Isto é: um usuário de Mac pode rodar softwares nativos do Windows em computadores Apple com o mesmo programa que o usuário de Linux o faz.

Para instalar o Wine no Ubuntu é fácil, você pode ver neste tutorial do blog. A versão mais recente oferece várias vantagens após um ano de desenvolvimento, como suporte para Microsoft Office 2013, suporte de 64 bits no macOS, melhor escalonamento HiDPI, motor Gecko atualizado e outras implementações.

Jogos e aplicativos

Wine permite rodar jogos do Windows, e o exemplo disso é o World of Warcraft, um game online que existe há mais de uma década e tem cerca de 100 milhões de jogadores — considerado um dos mais populares em MMORPGs (Massive Multiplayer Online Role-Playing Game).

É bem fácil instalar o jogo, e aqui no blog, já mostrei como isso é feito em todas as etapas, confira aqui. Vale lembrar, que o processo, infelizmente, nem sempre acontece sem percalços.

Além do World of Warcraft, é possível ter o Netflix no Linux. Apesar do serviço de streaming rodar sem problemas no navegador, o aplicativo Desktop tem algumas falhas e não é muito útil fora do Google Chrome.

Um dos benefícios do Wine é justamente poder explorar aplicativos que apresentam muita segurança e são renomados pelo público em geral.

Além de séries e filmes em streaming no Netflix, que vem atingindo grande audiência no mundo, ele também abre a possibilidade de utilizar, por exemplo, o software da PokerStars, que tem aplicativo que se destaca pela segurança e transparência.

Ainda na lista de jogos mais compatíveis, encontra-se também o The Sims 3 e StarCraft – só para citar alguns exemplos.

Outros também podem ser utilizados via Wine, embora não tenham a mesma funcionalidade compatível que os dois exemplos citados acima. É sempre bom checar a lista que o próprio site do Wine e a comunidade oferece.

São centenas de jogos e aplicativos que podem ser utilizados através do Playonlinux, e a lista inclui games renomados como Call of Duty, Battlefield, League of Legends, Star Wars, Fifa, entre outros — você pode conferir a lista completa neste link da página oficial do site.

Além de entretenimento, há também aplicativos que podem ajudar na parte profissional, como é o caso do Sketchup Make, bastante utilizado para montagem tridimensional de modelos arquitetônicos de diversas interfaces.

Aliás, também já mostrei um tutorial de como instalar o Sketchup Make no Linux.

vantagens que o wine proporciona – Versão mais simplificada

Se você quiser utilizar as funções do Wine em uma maneira mais simplificada e com interface limpa, há uma alternativa interessante no Playnolinux ou o , que pode ser instalado no Ubuntu e outros derivados do Linux ou o pra configurar, o Vineyard.

Ele funciona com a mesma proposta de executar jogos e aplicativos do Windows, apesar de não ter tanta capacidade de fazer isso como o Wine.

A vantagem é que o Playonlinux oferece uma alternativa gratuita e acessível para utilizar funções que não são adeptas ao Linux.

O programa é dependente do Wine, portanto, é preciso ter este instalado. No entanto, para tê-lo instalado, não é necessário obter uma licença do Windows.

Como instalar o suporte ao Wine no Linux via Snap
Como instalar o Wine no Fedora, CentOS, RHEL e derivados
Veja como instalar o Wine no Ubuntu 18.04 LTS ou superior e derivados
Como instalar Wine no Debian e derivados
Como instalar e usar programas do Windows no Linux com o Wine
Como instalar a versão mais recente do Wine no Linux
Se você prefere uma ferramenta comercial, use o CrossOver:
Como instalar a interface para Wine CrossOver no Linux

O que está sendo falado no blog

<a href="https://www.edivaldobrito.com.br////” rel=”noopener noreferrer” target=”_blank”>Veja mais artigos publicados neste dia…

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO