11ª geração da Intel chegaram com melhorias no desempenho da CPU

11ª geração da Intel chegaram com melhorias no desempenho da CPU
11ª geração da Intel chegaram com melhorias no desempenho da CPU

E a 11ª geração da Intel chegaram com melhorias no desempenho da CPU. Confira esses detalhes e os destaques dessa atualização.

Os novos processadores de desktop de 11ª geração da Intel (codinome Rocket Lake-S) incluem uma nova arquitetura “Cyprus Cove” que, segundo a empresa, traz uma melhoria de 19 por cento nas instruções por ciclo para os núcleos de CPU de maior frequência.

11ª geração da Intel chegaram com melhorias no desempenho da CPU

11ª geração da Intel chegaram com melhorias no desempenho da CPU

Mas a maior mudança pode ser a inclusão de gráficos integrados Intel Xe-LP, o que poderia trazer um aumento de até 50 por cento no desempenho da GPU para sistemas que não têm uma placa de vídeo discreta.

Há 19 chips Rocket Lake-S diferentes no lançamento, variando do processador Intel Core i5-11400T de 6 núcleos, 12 threads e 35 watts próximo ao final da lista ao processador Core i9-11990K de 125 watts com 8 núcleos, 16 threads e suporte para velocidades de núcleo único de até 5,3 GHz.

Conforme detalhado pela primeira vez em outubro, a Intel diz que todos os novos processadores apresentam gráficos Intel UHD com tecnologia Intel Xe GPu, o que significa que há suporte para saída HDMI 2.0 permitindo a conexão de até dois monitores 5K 60 Hz ou até três monitores 4K 60 Hz sem a necessidade de uma GPU discreta.

Outros recursos importantes do Rocket Lake-S incluem:

  • Suporte para memória até DDR4-3200
  • Suporte para até 20 pistas CPU PCIe 4.0
  • Suporte integrado para USB 3.2 Gen 2 × 2 (20 Gbps)
  • Compatível com Thunderbolt 4
  • Decodificação HEVC/VPN de 12 bits
  • Decodificação AV1 de 10 bits
  • Compatível com WiFi 6E

Curiosamente, enquanto a Intel mudou amplamente para um processo de 10 nm para seus processadores móveis, os mais recentes processadores para desktop da empresa são fabricados usando um processo de 14 nm.

Mas a nova arquitetura de 14nm Cyprus Cove apresenta tecnologia que foi retroalimentada da arquitetura Sunny Cove usada nos processadores móveis Ice Lake de 10ª geração.

Também é interessante? Ainda não há Core i3 ou chips inferiores na família de processadores desktop de 11ª geração.

Em vez disso, a Intel está renovando sua linha Comet Lake de 10ª geração com a introdução de alguns novos chips Pentium Gold de 2 núcleos/4 threads e Core i3 de 4 núcleos/8 threads.

Esses processadores não possuem alguns dos recursos mais recentes, incluindo gráficos Intel Xe, mas são muito mais baratos.



A Intel afirma que os novos processadores estarão disponíveis a partir de 30 de março, e os fabricantes de PCs já estão começando a anunciar novos desktops com processadores Rocket Lake-S.

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile