4 distros amigáveis ​​para iniciantes que não são baseadas no Ubuntu

4 distros amigáveis ​​para iniciantes que não são baseadas no Ubuntu
4 distros amigáveis ​​para iniciantes que não são baseadas no Ubuntu

Conheça 4 distros amigáveis ​​para iniciantes que não são baseadas no Ubuntu e experimente novos horizontes, sem deixar de usar o Linux.

Quando falamos sobre Linux, a primeira coisa que vem à nossa mente é o Ubuntu – provavelmente porque a grande maioria das pessoas que o usam também sugere o mesmo a outras pessoas.

A principal razão por trás de mais pessoas usando o Ubuntu é a facilidade de uso.

O problema com todos sugerindo Ubuntu é que ele ofusca muitas distros não baseadas no Ubuntu e não baseadas no Ubuntu que são comparativamente melhores.

Isso também levou ao mito de que usar qualquer distro diferente do Ubuntu é difícil, o que não é verdade.

Conheça 4 distros amigáveis ​​para iniciantes que não são baseadas no Ubuntu

4 distros amigáveis ​​para iniciantes que não são baseadas no Ubuntu

E é por conta desse cenário citado mais acima que neste artigo, vamos dar uma olhada em quatro distros Linux amigáveis ​​para iniciante,s que não são baseadas no Ubuntu.

Solus

Solus

A primeira coisa que você notará logo após inicializar no Solus é a ênfase que os desenvolvedores colocaram no design do sistema operacional. Tudo, desde o design dos ícones até a aparência do sistema operacional, é incrível.

Solus é uma distribuição rolling (atualização contínua) e vem com quatro ambientes de área de trabalho para escolher – Budgie (ambiente de área de trabalho desenvolvido internamente da Solu), MATE, GNOME e Plasma.

O sistema operacional vem com seu próprio gerenciador de pacotes chamado “eopkg”. Depois de se acostumar com isso, o céu é o limite.

Dito isso, Solus não é uma distro leve, mas algumas de suas outras vantagens, como uma boa loja de software e suporte para todos os programas de código aberto e de terceiros comumente usados, a tornam uma das melhores distros Linux não baseadas no Ubuntu.

Manjaro Linux

Manjaro Linux

Agora, o Arch geralmente não é considerado amigável para iniciantes, mas o Manjaro Linux baseado no Arch é uma história diferente. Ele vem com três ambientes de desktop – XFCE, Plasma e GNOME. Tudo, desde a instalação do próprio SO até a instalação do SO, é muito simples.

Dito isso, você precisará de algum tempo para se acostumar com o gerenciador de pacotes “Pacman”. Mas, acredite em mim, depois disso, você vai gostar de usar o Manjaro Linux.

Não sabe como instalar aplicativos usando a linha de comando? É aqui que o “Pamac” vem ao resgate. Pamac é a loja de software que você obtém no Manjaro, tornando o processo de instalação do aplicativo muito mais fácil para iniciantes.

openSUSE

openSUSE

Usuários de Linux com pouca experiência sempre tiveram muitas coisas importantes a dizer sobre o openSUSE. Esta distro é voltada para a comunidade e se concentra exclusivamente em adicionar novos recursos a cada atualização.

Dito isso, eu não recomendo isso para alguém que é totalmente iniciante em Linux. Claro, isso não impede ninguém de usar o sistema.

O sistema operacional openSUSE tem duas variantes – Tumbleweed e Leap. Tumbleweed é um lançamento contínuo, enquanto o salto tem um ciclo de lançamento de 8 meses.

Se você é fã de novos recursos, provavelmente o Tumbleweed é o que você deve instalar. Quanto às pessoas que não desejam novos recursos e precisam de um sistema operacional de desktop limpo e sólido, o Leap é para você.

Fedora

Fedora

O Fedora, com suporte da Red Hat, é uma das distros Linux mais populares que existe. Muito de sua popularidade se deve à sua confiabilidade e natureza extremamente amigável para iniciantes.

Ele é fácil de instalar, vem com aplicativos pré-instalados o suficiente para começar e é bastante estável.

O sistema operacional Fedora vem com um ambiente de área de trabalho GNOME. Além disso, o Fedora também tem uma edição Server para Servidores e Fedora IoT, que pode ser usada no Raspberry Pi’s (consulte este para mais detalhes).

4 distros amigáveis ​​para iniciantes – Concluindo

E se você sentiu falta de alguma distro Linux não baseada no Ubuntu para iniciantes que merece estar nesta lista, deixe sua dica nos comentários abaixo.

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile