Versões genéricas do kernel do Gentoo Linux agora estão disponíveis

Graças ao trabalho do Gentoo Distribution Kernel, versões genéricas do kernel do Gentoo Linux agora estão disponíveis para download.

Parece que os caras do Gentoo não pararam de trabalhar a nova versão estável do Portage 3.0 na qual grandes melhorias foram feitas na otimização de cálculos.

Agora, em notas mais atuais, os desenvolvedores do Gentoo anunciaram a disponibilidade de builds genéricos do kernel Linux criado pelo projeto “Gentoo Distribution Kernel” para simplificar o processo de manutenção do kernel Linux na distribuição para muitos Comercial.

Versões genéricas do kernel do Gentoo Linux agora estão disponíveis

Versões genéricas do kernel do Gentoo Linux agora estão disponíveis
Versões genéricas do kernel do Gentoo Linux agora estão disponíveis

O projeto fornece a capacidade de instalar compilações binárias prontas para usar com o kernel e usar uma ebuild unificada para construir, configurar e instalar o kernel usando o gerenciador de pacotes, semelhante a outros pacotes.

As principais diferenças entre os conjuntos de pré-construção propostos e o treinamento manual do kernel são a capacidade de atualizar automaticamente, instalando atualizações regulares do sistema com o gerenciador de pacotes (emerge –update @world) e um conjunto predefinido de opções padrão que garantem o desempenho após de uma atualização (ao configurar manualmente, se o kernel não carregar ou travar, não está claro se o problema está relacionado a uma configuração incorreta dos parâmetros ou a um bug no próprio kernel).

“O projeto do kernel de distribuição do Gentoo tem o prazer de anunciar que nossos novos pacotes do kernel do Linux estão prontos para um grande público! O projeto visa criar uma melhor experiência de manutenção do kernel Linux, fornecendo ebuilds que podem ser usados ​​para configurar, compilar e instalar um kernel completamente por meio do gerenciador de pacotes, bem como kernels binários pré-compilados. Atualmente, estamos enviando três pacotes de kernel.”

Para instalar o kernel Linux, três pacotes foram formados que podem ser instalados junto com o resto dos pacotes do sistema e então atualizar todo o sistema junto com o kernel com um comando, sem a necessidade de construir um kernel separado.

  • sys-kernel/gentoo-kernel: Este é um kernel com um conjunto genérico de genpatches específicos do Gentoo. A compilação é feita usando o gerenciador de pacotes usando as configurações padrão ou definindo suas próprias configurações.
  • sys-kernel/gentoo-kernel-bin: Compilação binária pré-construída do gentoo-kernel que pode ser usada para instalar rapidamente o kernel sem compilá-lo em seu sistema.
  • sys-kernel/vanilla-kernel – Um ebuild com um kernel Linux vanilla, disponível em kernel.org.

E é necessário lembrar ou mencionar (para aqueles que ainda não trabalham com o Gentoo) que no Gentoo, é o usuário que deve compilar o kernel separadamente do resto do sistema através da configuração manual.

Essa abordagem permite o ajuste fino do desempenho, removendo componentes desnecessários durante a montagem e reduzindo o tempo de compilação e o tamanho do kernel resultante.

Ao mesmo tempo, devido à falta de um conjunto unificado de opções padrão, o usuário poderia facilmente cometer um erro ao configurar e encontrar problemas de atualização e portabilidade que eram difíceis de diagnosticar.

Todos os pacotes instalam o kernel como parte do processo de instalação do pacote, assim como o resto do seu sistema! Mais informações podem ser encontradas no Manual do Gentoo e na página do projeto do núcleo de distribuição.

Como um exemplo do problema que surge ao usar o ajuste manual dos parâmetros do kernel praticado no Gentoo, há uma falta de um conjunto unificado de padrões que garantam a operabilidade após a atualização (quando configurado manualmente, se o kernel não inicializar Se ocorrer uma falha, não está claro se o problema é causado por configurações de parâmetro incorretas ou um erro no próprio kernel).

“A maneira tradicional do Gentoo de obter um kernel é instalar os fontes, e então configurar e construir um você mesmo. Para aqueles que não queriam passar pelo tedioso processo de configurá-lo manualmente, uma rota alternativa para usar o genkernel foi fornecida.”

O que está sendo falado no blog

PinLinkedIn
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.