Fedora Workstation 35 terá muitas contribuições Upstream do Red Hat

Segundo um novo post de Christian Schaller, Senior Manager for Desktop da Red Hat, o Fedora Workstation 35 terá muitas contribuições Upstream do Red Hat.

Esperançosamente, o Fedora Workstation 35 será lançado no final de outubro (atualmente, o beta está atrasado) e quando for lançado, ele estará mais uma vez na vanguarda dos recursos do Linux.

Graças ao foco upstream do Red Hat, muitas dessas mudanças estão agora nos respectivos repositórios upstream em torno do kernel Linux, GNOME e outros componentes afetados.

Fedora Workstation 35 terá muitas contribuições Upstream do Red Hat

Fedora Workstation 35 terá muitas contribuições Upstream do Red Hat
Fedora Workstation 35 terá muitas contribuições Upstream do Red Hat

O Fedora Workstation 35 está se preparando para ser outro grande lançamento para aqueles interessados ​​em uma experiência de área de trabalho rica em recursos.

As compilações de teste do Fedora Workstation 35 têm funcionado muito bem nos poucos sistemas que o site Phoronix experimentou até agora no laboratório. E, segundo ele, mais testes e benchmarks do Fedora Workstation 35 serão lançados nas próximas semanas.

Agora, antecipando o próximo Fedora 35 Beta, Christian Schaller da Red Hat mais uma vez publicou um novo post destacando algumas das grandes mudanças na estação de trabalho Fedora para esta atualização de seis meses.

E aqui está uma olhada em alguns dos destaques do Fedora Workstation 35:

  • Suporte muito melhorado para a pilha de drivers proprietários da NVIDIA com o Wayland. A Red Hat continua cooperando com a NVIDIA para garantir um suporte melhor ao (X) Wayland.
  • Fora do suporte ao driver NVIDIA, também continua a haver uma variedade de outras melhorias do Wayland com o GNOME e o próprio Fedora Workstation 35.
  • Suporte à roda do mouse de alta resolução, que abordamos algumas vezes nas últimas semanas graças ao trabalho libinput do upstream.
  • O PipeWire continua a amadurecer muito bem para lidar com streams de áudio e vídeo no Linux e substituir com sucesso o JACK e o PulseAudio. O PipeWire até agora tem sido um sucesso retumbante e continua melhorando a cada novo lançamento.
  • Impulsionado pelas necessidades do RHEL, o GNOME agora tem um “modo quiosque” destinado a painéis de informações, caixas registradoras, caixas eletrônicos e outros casos de uso semelhantes. Este é um modo leve agora também disponível no Fedora Workstation 35.
  • Suporte a tela de privacidade junto com os recursos do kernel upstream para habilitar esse suporte encontrado em laptops mais novos.
  • Integração de suporte a perfis de energia (perfis de plataforma ACPI) na área de trabalho GNOME.
  • Red Hat/Fedora continua monitorando o progresso do Zink OpenGL-on-Vulkan para quando eles puderem se concentrar apenas no envio de drivers Vulkan. Adam Jackson, da Red Hat, tem trabalhado em Penny como parte desse esforço.
  • Melhorar o manuseio de software de terceiros dentro do Fedora e limpar vários aspectos dele.

Por fim, visite o blog de Christian para uma visão completa dos destaques do Fedora Workstation 35.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.