CentOS 8 chegou ao fim da vida útil! Qual é o melhor substituto?

Exatamente no dia 31 de dezmbro de 2021, o CentOS 8 chegou ao fim da vida útil. Conheça as opções e descubra qual é o melhor substituto.

Por anos, muitos administradores de sistema Linux têm usado CentOS para seus servidores Linux. A maioria das empresas de hospedagem de servidores e web também ofereceu o CentOS como sistema operacional padrão.

Em outras palavras, o CentOS tem dominado o campo de servidores Linux nos últimos anos.

Mas infelizmente, o dia finalmente chegou! Exatamente no dia 31 de dezembro de 2021 CentOS Linux 8 chegou ao fim da vida útil (EOL).

CentOS 8 chegou ao fim da vida útil

CentOS 8 chegou ao fim da vida útil! Qual é o melhor substituto?
CentOS 8 chegou ao fim da vida útil! Qual é o melhor substituto?

Em dezembro de 2020, a Red Hat anunciou que descontinuaria o CentOS com base nos lançamentos do RedHat. Isso foi um choque para a comunidade CentOS.

E foi aqui que a história se repete. Deixe-me lembrá-lo. Em 2004, a Red Hat fez a mesma coisa ao colocar EOL em todas as versões do Red Hat Linux e forçou os usuários a usar o Red Hat Enterprise Linux.

Embora a notícia tenha sido anunciada no início de dezembro do ano passado, muitos administradores e desenvolvedores de sistema Linux ainda se sentem perdidos.

Claro, o sistema rodando CentOS 8 não travará durante a noite, mas a segurança e outras atualizações não continuarão mais desde o início do próximo ano.

Portanto, o CentOS 8 está prestes a morrer. o que você pode fazer agora? Felizmente, existem opções excelentes e confiáveis ​​para substituições do CentOS 8.

Qual é o melhor substituto para o CentOS 8?

Bem, você pode experimentar o CentOS Stream, mas não é a mesma coisa. É hora de mudar.

Na minha opinião, neste nível, existem dois substitutos do CentOS 8 mais viáveis ​​- Rocky Linux e AlmaLinux. Eu recomendo fortemente que você limite sua escolha a uma dessas duas distros.

Rocky Linux

CentOS 8 chegou ao fim da vida útil! Qual é o melhor substituto?
CentOS 8 chegou ao fim da vida útil! Qual é o melhor substituto?

Rocky Linux foi projetado como um substituto drop-in do CentsOS. Ele foi criado pela mesma pessoa que deu origem ao CentOS, Gregory Kurtzer, e Rocky segue a mesma missão de oferecer uma versão corporativa do Linux.

A distro é uma versão completa compatível com o binário que usa o código-fonte do sistema operacional Red Hat Enterprise Linux. Tudo o que você precisa fazer para mudar do CentOS 8 para a versão mais recente do Rocky.

AlmaLinux

CentOS 8 chegou ao fim da vida útil! Qual é o melhor substituto?
CentOS 8 chegou ao fim da vida útil! Qual é o melhor substituto?

O CloudLinux, um apoiador do CentOS de longa data, está recriando o mesmo modelo para oferecer suporte aos clones do RHEL chamados AlmaLinux.

Embora o CloudLinux esteja financiando em grande parte a AlmaLinux, ele não possui o projeto ou os direitos autorais do software que produz. O projeto é 100% pertencente à comunidade.

Como o Rocky Linux, o AlmaLinux acompanha o RHEL. Por exemplo, a versão mais recente do AlmaLinux 8.5 é uma cópia exata do RHEL 8.5.

Se você tiver o CentOS 8 instalado, um script de migração automatizada está disponível para ajudá-lo a migrar sem problemas para a versão mais recente do AlmaLinux.

Certamente, AlmaLinux e Rocky Linux descobriram a melhor maneira de tornar os processos de migração relativamente fáceis. Além disso, as migrações são realizadas “no local”, o que significa que todos os seus dados, aplicativos e configurações serão mantidos.

Conclusão

Se você usa o CentOS 7, não precisa realizar nenhuma ação urgente agora. O CentOS 7 alcançará o status EOL em 30 de junho de 2024. Mas eu ainda recomendo que você consulte nosso guia curto e fácil de seguir: Como migrar o CentOS 7 para o AlmaLinux 8: um guia passo a passo.

Por último, mas não menos importante, a título pessoal, gostaria de agradecer à comunidade CentsOS por criar, distribuir e manter o sistema operacional CentOS por tantos anos.

Sem dúvida alguma foi uma das melhores distros de servidores que existem, mas agora é hora de nos despedirmos! Obrigado por tudo!

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.