Picolibc 1.7.5 lançada com suporte a mais arquiteturas de CPU

E foi lançado o Picolibc 1.7.5 com suporte a mais arquiteturas de CPU. Confira as novidades dessa importante atualização.

Picolibc é uma biblioteca que oferece APIs de biblioteca C padrão que visam pequenos sistemas incorporados com RAM limitada. Picolibc foi formado pela combinação de código de Newlib e AVR Libc.

Os fontes Picolibc vem de vários lugares e possui uma enorme variedade de detentores de direitos autorais e textos de licença.

Embora grande parte do código venha do Newlib, nenhum dos bits relacionados à GPL usados ​​para construir a biblioteca são deixados no repositório, então todo o código-fonte usa licenças do tipo BSD, uma mistura do próprio BSD de 2 e 3 cláusulas e uma variedade de outras licenças (principalmente mais antigas) com termos semelhantes.

Existem dois arquivos usados ​​para testar printf, test/printf-tests.ce test/testcases.c que são licenciados sob a GPL versão 2 ou posterior.

Há também um script de shell, GeneratePicolibcCrossFile.sh, que é licenciado sob a AGPL versão 3 ou posterior, que é fornecido como um auxiliar para pessoas que estão construindo a biblioteca, mas não é usado por picolibc de outra forma.

Keith Packard continua desenvolvendo Picolibc como sua biblioteca padrão C alternativa para Musl e uClibc para uma implementação de libc que roda bem em hardware embarcado, especialmente para plataformas com quantidades limitadas de RAM.

A Packard vem desenvolvendo o Picolibc há quatro anos como esta biblioteca C que começou como um projeto derivado do Newlib e do libc do AVR.

E, esta semana marcou o lançamento do Picolibc 1.7.5 como a mais nova atualização de recursos.

Novidades do Picolibc 1.7.5

Picolibc 1.7.5 lançada com suporte a mais arquiteturas de CPU
Picolibc 1.7.5 lançada com suporte a mais arquiteturas de CPU

Picolibc 1.7.5 corrige suporte para execução em sistemas big endian, big endian PowerPC agora é considerado suportado, adiciona suporte à arquitetura de CPU Motorola 68000 “m68k” para usuários interessados, corrige a construção no Arm Cortex-A9, suporte para vários estilos de compilação de Picolibc dentro um pacote binário e uma variedade de correções de bugs diferentes.

Para saber mais sobre essa versão e obter o código fonte do Picolibc, acesse a nota de lançamento.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.