ONLYOFFICE 7.1 lançado com suporte para ARM

Foi lançada uma atualização da suíte ONLYOFFICE, o OnlyOffice 7.1. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar esse aplicativo.

Todos nós usamos o Microsoft Office em algum momento de nossas vidas. Felizmente, existem várias alternativas gratuitas e de código aberto disponíveis.

Entre eles está o ONLYOFFICE, que é uma plataforma de produtividade de classe empresarial projetada para a colaboração de equipes internas. É um ótimo aplicativo que inclui três dos editores mais usados: Editor de documentos, Editor de planilhas, Editor de apresentação.

Além do aplicativo de desktop, o que chama a atenção sobre o ONLYOFFICE é que ele é fortemente focado na nuvem, oferecendo armazenamento por esse meio e tendo uma versão web da mesma suíte de escritório.

Para alcançar um número maior de usuários, o ONLYOFFICE Desktop Editors não apenas oferece compatibilidade com seu próprio serviço de armazenamento em nuvem, mas também tem acordos com ownCloud e NextCloud.

ONLYOFFICE é um software livre, seu código está sendo publicado no GitHub sob a licença AGPLv3.

Os editores do OnlyOffice Desktop são totalmente compatíveis com os formatos Office Open XML

O “OnlyOffice Desktop Editors” é um conjunto de três aplicativos de produtividade moldados sob a forma de seus análogos do Microsoft Office: Word, Excel e PowerPoint.

Essa imitação não é inerentemente uma coisa ruim; parecendo os aplicativos de escritório mais populares do mundo, significa que aqueles que estão acostumados com eles (por exemplo, muitos) podem alternar para uma alternativa livre com menos atrito e menos reaprendizagem.

Os aplicativos “[permitem] criar, visualizar e editar documentos armazenados no seu PC Windows/Linux ou Mac sem uma conexão com a internet”, diz o site oficial, acrescentando que o pacote é “totalmente compatível com os formatos Office Open XML: .docx, .xlsx, .pptx”.

Se a linha sobre a edição de documentos “sem uma conexão com a Internet” se sobressair, é porque é O OnlyOffice também está disponível como um conjunto implantável de aplicativos de escritório on-line para usuários empresariais, na nuvem e de negócios.

As versões online até funcionam com o NextCloud.

Oferecer uma versão on-line (“OnlyOffice Editors”) e uma versão para computador (“OnlyOffice Desktop Editors”) significa que a distinção entre os dois é muitas vezes imprecisa.

Para ser claro, este post é sobre uma atualização para a versão do OnlyOffice para o desktop, pois, recentemente, foi anunciado o lançamento da nova versão do pacote de escritório OnlyOffice 6.0.

Agora, foi anunciada uma nova atualização da suíte ONLYOFFICE, o OnlyOffice 7.1.

Novidades do ONLYOFFICE 7.1

ONLYOFFICE 7.1 lançado com suporte para ARM
ONLYOFFICE 7.1 lançado com suporte para ARM

Nesta nova versão destaca-se que foi fornecido suporte para a instalação do ONLYOFFICE em sistemas com arquitetura ARM.

Outra novidade que se destaca é que é proposto um novo visualizador de documentos nos formatos PDF, XPS e DJVU, que se caracteriza pelo alto desempenho e processamento de todas as operações no lado do cliente.

Das funcionalidades do novo visualizador, há também uma barra lateral com miniaturas das páginas do documento, uma barra de navegação, um modo de seleção manual de áreas em um documento, uma seção com informações sobre um arquivo e a possibilidade de navegar por links externos e internos.

Além disso, destaca-se também que foi adicionado um novo menu para inserir e modificar formulários em todos os editores. Ícones foram adicionados para todas as figuras propostas e uma lista de figuras usadas anteriormente também é fornecida.

Por outro lado, também podemos descobrir que agora existe uma maneira de editar a geometria das figuras colocando pontos de ancoragem com o mouse, além de alterar a ferramenta para escolher a direção de preenchimento da forma com um gradiente.

O ícone de preenchimento de gradiente exibe as cores selecionadas.

Nota-se também que foi adicionado suporte para objetos SmartArt que funcionam sem convertê-los em grupos de objetos e que foi implementada uma exibição de notificação sobre desconexão e restauração de conexão, bem como suporte para conversão de arquivos PDF/XPS em um documento DOCX no editor de documentos.

Foi adicionada uma nova guia de ferramenta “Visualizar” que fornece configurações para exibir documentos e apresentações, como tema, posicionamento do documento, nível de zoom, barra de ferramentas e exibição da barra de status.

Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:

  • A capacidade de aceitar e rejeitar alterações através do menu de contexto é fornecida.
  • Adicionado suporte para especificar caracteres especiais ao pesquisar documentos.
  • Uma seção com símbolos de moeda foi adicionada à caixa de diálogo para selecionar o formato dos números nas células.
  • À medida que você insere fórmulas, são fornecidas sugestões pop-up que oferecem opções de fórmula adequadas.
  • Adicionado um menu de contexto para mover planilhas.
  • A capacidade de abrir e fechar grupos no modo de visualização e comentário é fornecida.
  • Adicionado suporte para inserir animação em uma apresentação. Novas guias Animação e Visualização foram adicionadas à barra de ferramentas.
  • O menu fornece ferramentas para duplicar slides e mover slides para a parte superior e inferior da lista.
  • A guia Inserir agora tem a capacidade de inserir formas usadas recentemente.
  • Adicionado suporte para dimensionar formulários.
  • A versão móvel de editores e visualizadores implementou suporte para o tema escuro e adicionou um botão para mostrar listas em uma planilha.

Para saber mais sobre essa versão do ONLYOFFICE Desktop Editors, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o ONLYOFFICE Desktop Editors

Para instalar a versão mais recente do ONLYOFFICE Desktop Editors nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a suíte office ONLYOFFICE no Linux via appimage
Como instalar a suíte office ONLYOFFICE no Linux via Snap
Como instalar a suíte office ONLYOFFICE no Ubuntu e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.