Adaptador DIY permite transferir fotos do Game Boy para o smartphone

Adaptador DIY permite transferir fotos do Game Boy para o smartphone
Adaptador DIY permite transferir fotos do Game Boy para o smartphone

O YouTuber Matt Gray criou um Adaptador DIY que permite transferir fotos do Game Boy para o smartphone via WiFi. Conheça e veja como usar.

A Game Boy Camera é uma câmera digital lançada em 1998 como um acessório para os consoles de jogos portáteis Nintendo Game Boy.

Esse acessório permitiu aos usuários capturar imagens em preto e branco pixeladas de baixa resolução. Você pode salvar até 30 imagens por vez, mas a única maneira de tirar as imagens do Game Boy era usar uma Game Boy Printer para fazer uma cópia impressa.

Agora, o YouTuber Matt Gray descobriu uma maneira de transferir imagens sem fio para um smartphone para que você possa ver essas imagens ruins em uma tela moderna de alta resolução e cores, sem desperdiçar papel.

Adaptador DIY permite transferir fotos do Game Boy para o smartphone

Adaptador DIY permite transferir fotos do Game Boy para o smartphone

Gray construiu o que chama de “Game Boy Camera Fast WiFi Adapter” (Adaptador WiFi Fast Game Boy Camera) que é basicamente um ponto de acesso sem fio com um slot de cartucho na parte superior. Funciona assim:

  1. Conecte a Game Boy Camera.
  2. Ligue o adaptador WiFi.
  3. Espere um momento para que ele estabeleça uma rede
  4. Conecte seu telefone (ou tablet, ou laptop, ou qualquer outro) à rede sem fio da Game Boy Camera.
  5. Visite gameboy.local em um navegador da web.
  6. Você verá todas as suas fotos em uma página da web.
  7. Baixe qualquer uma das imagens do navegador que você deseja salvar.


O adaptador sem fio DIY é feito de Raspberry Pi Zero W, um leitor de cartão Game Boy, uma bateria e carregador, um cabo USB OTG, uma caixa impressa em 3D e algum software personalizado que diz a tudo para funcionar como um ponto de acesso WiFi e fazer o download imagens da câmera sempre que ela está ligada.

As fotos tiradas com a Game Boy Camera são imagens de 128 x 112 pixels limitadas a uma paleta de cores em tons de cinza de 4 cores. Portanto, provavelmente não será a primeira escolha da maioria das pessoas para tirar novas fotos hoje.

Mas este adaptador DIY (em inglês: Do It Yourself, ou “faça você mesmo”) significa que Gray não só pode salvar fotos tiradas há mais de 20 anos, quando a Game Boy Camera era nova e a fotografia digital geralmente não era tão boa, mas ele também pode tirar e salvar mais imagens hoje.

Gray diz que não tem planos de produzir e vender o adaptador. Mas você pode encontrar uma lista de peças, código e arquivos de impressora 3D necessários para fazer o seu próprio no GitHub.

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile