AI4COVID-19 fornece diagnóstico preliminar da COVID-19 baseado em IA

AI4COVID-19 fornece diagnóstico preliminar da COVID-19 baseado em IA
AI4COVID-19 fornece diagnóstico preliminar da COVID-19 baseado em IA

O AI4COVID-19 fornece diagnóstico preliminar da COVID-19 baseado em IA. Conheça esse aplicativo que está ainda em fase de testes, mas que promete ajudar a combater a pandemia de Coronavírus.

A pandemia de Coronavírus (Covid-19) está causando estragos em todo o mundo e, ao mesmo tempo, concentrou todo mundo a trabalhar em conjunto para superar essa crise.

AI4COVID-19 fornece diagnóstico preliminar da COVID-19 baseado em IA

E é que pessoas de todas as áreas começaram a contribuir e, no caso de programadores e da área de tecnologia, eles também estão concentrando todos os seus esforços para contribuir com esse pequeno grão de areia.

E é com o número de pessoas afetadas e mortas pelo novo coronavírus que continua a aumentar em todo o mundo. Atualmente, o combate a essa doença também envolve o uso de inteligência artificial.

De fato, o pessoal desse setor está conseguindo desenvolver várias ferramentas que permitem, em particular, a otimização do acompanhamento ou desinfecção do paciente em áreas contaminadas, pesquisa ou detecção farmacêutica.
 

AI4COVID-19 fornece diagnóstico preliminar da COVID-19 baseado em IA

Nesse último ponto, uma equipe de pesquisadores das universidades de Oklahoma (Estados Unidos), Kharkiv (Ucrânia) e Michigan (Estados Unidos) conseguiu criar um aplicativo móvel que supostamente ajuda no diagnóstico de coronavírus, graças à análise do som da tosse do usuário.

É importante mencionar que esse aplicativo está em testes internos e uma versão de teste não foi lançada ao público; portanto, eles apenas divulgaram um relatório sobre o que foi alcançado até o momento.

“A incapacidade de realizar testes em escala tornou-se o calcanhar de Aquiles na guerra em curso da humanidade contra a pandemia do COVID-19.”

“Um teste ágil, escalável e lucrativo, implementável em escala global, pode atuar como um divisor de águas nesta guerra. Para enfrentar esse desafio, com base nos resultados promissores de nosso trabalho anterior sobre diagnóstico baseado na tosse de várias doenças respiratórias, desenvolvemos um teste baseado em Inteligência Artificial (IA) para o diagnóstico preliminar de COVID-19.”

O teste pode ser implementado em escala através de um aplicativo móvel chamado AI4COVID-19. O aplicativo AI4COVID-19 requer gravações de tosse de 2 segundos do sujeito.

Ao analisar amostras de tosse por meio de um mecanismo de IA executado na nuvem, o aplicativo retorna um diagnóstico preliminar em um minuto.

“Infelizmente, a tosse é um sintoma comum de mais de duas dúzias de condições médicas não relacionadas ao COVID-19. Isso torna o diagnóstico de COVID-19 a partir da tosse um problema extremamente desafiador.”

“Resolvemos esse problema desenvolvendo uma nova arquitetura de IA aversa ao risco, centrada em vários mediadores, que minimiza erros de diagnóstico. No momento da redação deste artigo, nosso mecanismo de IA pode distinguir entre tosse de pacientes com COVID-19 e vários tipos de tosse sem COVID-19 com mais de 90% de precisão. O desempenho do AI4COVID-19 provavelmente melhorará à medida que mais e melhores dados estiverem disponíveis.”

Se o aplicativo detectar o som da tosse, ele será transmitido para três sistemas de classificação paralelos e independentes: o classificador multi-classe baseado em aprendizado profundo (DL-MC), o classificador multi-classe clássico baseado em aprendizado de máquina (CML- MC) e o Classificador Binário Baseado em Aprendizado Profundo (DL-BC).

Os pesquisadores integraram um detector de tosse em seu mecanismo de IA, capaz de distinguir o som de outros 50 ruídos ambientais comuns.

Para treinar e testar o sistema de diagnóstico, eles coletaram vários registros: 48 COVID-19, 102 bronquite, 131 coqueluche e 76 ataques de tosse normal.

Os resultados dos três classificadores são transmitidos a um mediador. Se os classificadores discordarem, o aplicativo mostra que o teste é inconclusivo.

Caso contrário, os três classificadores usarão abordagens diferentes que serão validadas de forma cruzada, o que levará a dois resultados (positivos ou negativos).

Seus desenvolvedores mencionam que o AI4COVID-19 não foi projetado para competir com os testes clínicos que estão sendo realizados em quase todos os países.

Em vez disso, eles mencionam que sua intenção é oferecer uma ferramenta de teleteste complementar implantável a qualquer momento, em qualquer lugar e por qualquer pessoa, para que os ensaios clínicos e o tratamento possam ser canalizados para aqueles que mais precisam, economizando mais vidas.

O que está sendo falado no blog

publicado
Categorizado como Não categorizado, Notícias

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile