Alpine Linux 3.12 lançado com suporte para YubiKeys e port para MIPS64

E foi lançado o Alpine Linux 3.12 com suporte para YubiKeys e port inicial para MIPS64. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O Alpine Linux é um sistema operacional desenvolvido pela comunidade, projetado para roteadores, firewalls, VPNs, caixas VoIP e servidores.

Foi projetado com segurança em mente, ele possui recursos de segurança proativos, como PaX e SSP, que impedem a exploração de falhas de segurança no software.

A biblioteca C usada é musl e as ferramentas básicas estão todas no BusyBox. Esses são normalmente encontrados em sistemas embarcados e são menores que as ferramentas encontradas nos sistemas Linux.

Agora, foi lançado o Alpine Linux 3.12 como ótimas novidades.

Novidades do Alpine Linux 3.12

Alpine Linux 3.12 lançado com suporte para YubiKeys e port para MIPS64
Alpine Linux 3.12 lançado com suporte para YubiKeys e port para MIPS64

Embora não seja um marco importante, o Alpine Linux 3.12 está aqui para apresentar o suporte inicial à arquitetura MIPS64 (Big Endian). Isso significa que agora você pode instalar a distribuição nesta plataforma.

Além disso, esta nova versão estável também apresenta suporte inicial para a linguagem de programação D, também conhecida como Dlang.

De acordo com os desenvolvedores:

“Agora temos o GDC, o front-end do compilador D usando GCC, disponível em todos os arcos, exceto ppc64le e LDC, um compilador D usando o back-end LLVM, em x86, x86_64 e aarch64.”

Entre outras mudanças, o pacote py3-setuptools agora usa módulos python3 em todo o sistema em vez das dependências do fornecedor, python2 não fornece mais python e python-devel, e python3 não fornece mais pip3, pois os usuários são solicitados a usar py3-pip.

Além disso, o BPIT (Berkeley Packet Filter) JIT foi ativado por padrão, o sistema init OpenRC agora usa uma ordem sã de diretórios ao carregar e configurar os parâmetros do kernel, e enchant2 agora é preferível ao enchant para pacotes que o utilizam.

Aqueles que usam o gerenciador de pacotes gráficos do GNOME Software agora poderão instalar aplicativos com apk, o Alpine Package Keeper. Além disso, agora é possível usar e gerenciar as chaves de segurança de autenticação de dois fatores da YubiKeys.

O Alpine Linux 3.12 é desenvolvido com o mais recente kernel Linux 5.4.43 LTS e inclui grandes atualizações de pacotes como GCC 9.3.0, LLVM 10.0.0, Git 2.24.3, Node.js 12.16.3, Nextcloud 18.0.3 , PostgreSQL 12.3, QEMU 5.0.0 e Zabbix 5.0.0.

Obviamente, as novas imagens ISO incluem vários outros componentes atualizados, para que você tenha as mais recentes tecnologias GNU / Linux e software de código aberto ao usar o Alpine Linux.

O Alpine Linux 3.12 está disponível para download no site oficial, onde você encontrará vários tipos de imagens para máquinas físicas e virtuais que suportam várias arquiteturas de hardware, incluindo 64 bits, 32 bits, AArch64, x390x, PPC64el, ARMv7 e ARMhf.

Obviamente, os usuários existentes poderão atualizar suas instalações usando o gerenciador de pacotes embutido. No entanto, após a atualização do pacote OpenSSH para a versão 8.2_p1 ou superior, reinicie o servidor, pois ele não aceitará novas conexões.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Alpine Linux 3.12

A imagem ISO do Alpine Linux 3.12 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

PinLinkedIn
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.