Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Ambiente Xfce 4.16 mudará para Client-Side Decorations ou CSD

Simon Steinbeiß, desenvolvedor do Xfce, informou que o Ambiente Xfce 4.16 mudará para Client-Side Decorations ou CSD. Confira os detalhes dessa mudança.

O trabalho na próximo versão do ambiente de área de trabalho do Xfce (4.16) continua em 2020, com muitos novos recursos e melhorias que a comunidade pode testar usando o ramo de desenvolvimento do Xfce 4.15.

Ambiente Xfce 4.16 muda para decorações do lado do cliente

Agora, o desenvolvedor do Xfce, Simon Steinbeiß, relatou as alterações e melhorias mais recentes que foram adicionadas à próxima versão do ambiente de desktop do Xfce 4.16, e o maior novo recurso até agora é o suporte a Client-Side Decorations (CSD, ou decorações do lado do cliente) ou GtkHeaderBars para todas as caixas de diálogo.

Ambiente Xfce 4.16 mudará para Client-Side Decorations ou CSD

Sim. O Xfce 4.16 parecerá um pouco diferente para os usuários antigos quando for lançado no final deste ano, pois o ambiente de desktop popular está adotando a decoração do lado do cliente por padrão.

Em uma postagem recente no blog, o desenvolvedor Simon Steinbeiß disse o seguinte:

“O primeiro grande passo nessa direção aconteceu agora na libxfce4ui, nossa principal biblioteca de interfaces com o usuário. Com a mudança, quase todas as caixas de diálogo serão convertidas para usar o CSD por padrão, sem nenhuma alteração de código nos projetos existentes.”

Mas antes que você chore pela perda dos menus de aplicativos tradicionais, vale enfatizar que o plano é ficar com o CSD completo, não o GTK header completo. É uma diferença sutil, mas importante.

O Xfce 4.16 está mudando para barras de cabeçalho GTK, mas elas são mais comumente referidas como decoração do lado do cliente (CSD), pois as bordas da janela são renderizadas no lado do cliente (GTK), não pelo gerenciador de janelas.

Essa é uma mudança visualmente marcante para um ambiente de desktop favorecido por sua abordagem conservadora das interfaces do usuário.

Os benefícios de mudar para o CSD para caixas de diálogo são bastante claros: reduz o espaço desperdiçado e duplicam os títulos das janelas e ajuda a padronizar a aparência/uso das caixas de diálogo do Xfce em aplicativos e plugins.

Entre outras melhorias que chegaram recentemente ao ambiente de área de trabalho do Xfce 4.16, podemos mencionar que o modo escuro do painel do Xfce agora está ativado por padrão para parecer mais agradável com o tema Adwaita, a pesquisa do ícone do aplicativo foi aprimorada e agora é possível criar arquivos e pastas diretamente do plug-in Directory Menu.

Várias caixas de diálogo também receberam melhorias, começando com a caixa de diálogo “About Xfce” (Sobre o Xfce), que agora exibe informações básicas sobre as propriedades do sistema e a versão correta do Xfce.

Além disso, a caixa de diálogo “Display” (Tela) agora mostra a relação de aspecto e o modo preferido, e a caixa de diálogo “Appearance” (Aparência) agora mostra apenas os temas GTK3.

Se você não puder esperar o lançamento final do ambiente de desktop do Xfce 4.16 chegar às ruas por volta de junho de 2020, poderá testar os pacotes 4.15 dos repositórios instáveis ​​da sua distribuição favorita do Linux, se estiverem disponíveis.

Vale lembrar que o Xfce 4.16 será a primeira versão do ambiente de desktop de código aberto a abandonar o suporte ao GTK2.

Confira algumas imagens do ambiente:




O que está sendo falado no blog

Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Ir para o topo