Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Android-x86 9.0-r1 lançado com kernel LTS 4.19.105 e mais

O projeto Android-x86 anunciou o lançamento do Android-x86 9.0-r1 com kernel LTS 4.19.105 e outros recursos. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O Android-x86 é uma iniciativa não oficial para portar o sistema operacional móvel Android do Google para rodar em dispositivos equipados com processadores Intel e AMD x86, em vez de chips ARM baseados em RISC.

Android-x86 9.0-r1 lançado com kernel LTS 4.19.105 e mais

O projeto começou como uma série de correções no código-fonte do Android para permitir que o Android fosse executado em vários netbooks e PCs ultra-móveis, particularmente o ASUS Eee PC.

Agora, o projeto Android-x86 anunciou o lançamento público do Android-x86 9.0-r1. Esta é a primeira versão estável do Android-x86 9.0 (pie-x86).

Com mais de três meses de desenvolvimento, o Android-x86 9.0 chegou para permitir que os usuários executem o sistema operacional móvel Android 9 Pie em seus computadores pessoais. É a versão estável mais recente do projeto e vem com vários novos recursos e melhorias.

Novidades do Android-x86 9.0-r1

Android-x86 9.0-r1 é baseado na versão mais recente do Android 9.0.0 Pie (android-9.0.0_r53).

Esta versão adiciona suporte à aceleração de hardware OpenGL ES 3.x para chips AMD, Intel e Nvidia, bem como à virtualização QEMU (virgl) através da pilha de gráficos de código aberto Mesa 19.3.4. Para GPUs não suportadas, ele usa o OpenGL ES 2.0 via SwiftShader para renderização de software.

O Android-x86 9.0 também adiciona codecs acelerados por hardware para dispositivos da família de gráficos Intel HD e G45, suporte multi-toque, suporte a áudio, suporte a Wi-Fi e Bluetooth, sensores e suporte a câmera, além de suporte a Ethernet (somente DHCP).

Para dispositivos em que os sensores não são reconhecidos, o Android-x86 ativará automaticamente o ForceDefaultOrientation para forçar a orientação do dispositivo. No entanto, os desenvolvedores observam o fato de que os aplicativos retrato são executados no modo paisagem, sem a necessidade de girar a tela.

No aspecto visual, esta versão adiciona a “Barra de Tarefas” como lançador de aplicativos alternativo. Quando ativado, coloca um menu Iniciar e uma bandeja com aplicativos recentes na parte superior da tela. Ele também suporta o modo de janela de forma livre.

Outro novo recurso interessante é o suporte ao UEFI Secure Boot, permitindo que os usuários instalem o SO nos sistemas UEFI. O suporte ao tema para o gerenciador de inicialização GRUB-EFI também foi implementado.

Outros recursos interessantes presentes nesta versão incluem suporte Vulkan experimental para placas gráficas AMD e Intel mais recentes, que podem ser ativadas nas opções avançadas durante a inicialização, um instalador de GUI baseado em texto, suporte para aplicativos ARM e suporte para montagem automática de USB externo drives e cartões SD.

Para aqueles que preferem executar o Android-x86 virtualizado, a integração com o mouse agora é suportada nas máquinas virtuais QEMU, VirtualBox, VMware e Hyper-V.

Sob o capô, o Android-x86 9.0 é alimentado pelo kernel Linux 4.19.105 LTS, suportado em sistemas de 64 e 32 bits. Você pode baixar a versão mais recente agora mesmo no site oficial.

Se você planeja atualizar, saiba que o Android-x86 agora suporta atualizações de versões não oficiais.

Resumindo um pouco:

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Android-x86 9.0-r1

A imagem ISO do Android-x86 9.0-r1 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

As imagens ISO padrão são fornecidas com o kernel Linux 4.19, mas também há uma imagem separada (k49) que usa a versão 4.9 do kernel Linux.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Ir para o topo