Animações no Linux – conheça e instale o Synfig Studio

Animações no Linux - conheça e instale o Synfig Studio
Animações no Linux - conheça e instale o Synfig Studio

Quer criar animações no Linux? Então conheça e veja como instalar o Synfig Studio e comece a criar animação vetorial 2D.

Para aqueles que não conhecem Synfig Studio é um software de animação 2D livre e de código aberto, projetado como uma poderosa solução para criar animação de qualidade cinematográfica, usando trabalho artístico em vetor e mapa de bits.

Animações no Linux – conheça e instale o Synfig Studio

Ele elimina a necessidade de criar animação quadro a quadro, permitindo produzir animação 2D de alta qualidade com poucas pessoas e recursos.

Synfig Studio é um aplicativo multiplataforma, e por isso, está disponível para Windows, Linux e OS X.

Entre as principais características do Synfig Studio estão a capacidade de criar vários conjuntos de quadros para criar um movimento simulado (característica chamada técnica de interpolação), além de ferramentas úteis para inserir recursos tais como sombras, lidar com a opacidade, adicionar efeitos em tempo real e etc.

O programa permite aplicar deformações complexas para gráficos de bitmap usando o nível de distorção do esqueleto.

Novas ferramentas não destrutivas de recorte, efeitos de fricção, suporte inicial para full frame-by-frame animação bitmap e a adição de uma camada de som para sincronizar a linha do tempo da animação com uma trilha sonora, poderão ajudar a desbloquear a criatividade dos animadores de código aberto.

Com certeza o programa é uma ótima ferramenta para criar animações no Linux.

Contudo, embora as melhorias presentes nesta última versão possa ajudar a convencer alguns animadores a experimentarem o software, o Synfig Studio não é uma ferramenta adequada para todos. Mas vale a pena dar uma olhada.

Como instalar o Synfig Studio para criar animações no Linux

Para instalar o Synfig Studio para criar animações no Linux, use um dos procedimentos abaixo. O primeiro permite instalar a versão estável e o segundo, a versão de desenvolvimento. Use o que for mais conveniente para você e comece a utilizar o programa.

Como instalar a versão estável do Synfig Studio para criar animações no Linux

Para instalar a versão estável do Synfig Studio e usá-lo para criar animações no Linux, você deve fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Confira se o seu sistema é de 32 bits ou 64 bits, para isso, use o seguinte comando no terminal:

uname -m

Passo 3. Se seu sistema é de 32 bits, use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome synfigstudio.appimage:

wget https://github.com/synfig/synfig/releases/download/v1.5.0/SynfigStudio-1.5.0-2021.08.13-linux32-32dd4.appimage -O synfigstudio.appimage

Passo 4. Se seu sistema é de 64 bits, use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome synfigstudio.appimage:

wget https://github.com/synfig/synfig/releases/download/v1.5.0/SynfigStudio-1.5.0-2021.08.13-linux64-32dd4.appimage -O synfigstudio.appimage

Passo 5. Dê permissão de execução para o arquivo baixado;

chmod a+x synfigstudio.appimage

Passo 6. Agora instale o programa com o comando;

./synfigstudio.appimage

Passo 7. Quando você inicia o arquivo pela primeira vez, será perguntado se deseja integrar o programa com o sistema. Clique em “Yes” (Sim) se quiser integrá-lo ou clique em “No” (Não), se não quiser. Se você escolher Sim, o iniciador do programa será adicionado ao menu de aplicativos e ícones de instalação. Se você escolher “No”, sempre terá que iniciá-lo clicando duas vezes no arquivo AppImage.

Pronto! Agora, quando quiser iniciar o programa, digite synfigstudio no Dash (ou em um terminal, seguido da tecla TAB) e comece a criar suas animações no Linux!

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile