Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Apache NetBeans 11.3 chega com nova interface escura, aprimoramentos para HiDPI

Apache Software Foundation lançou a nova versão do seu ambiente de desenvolvimento integrado, o Apache NetBeans 11.3. Confira as novidades e veja como instalar.

NetBeans, devem saber que este é um ambiente de desenvolvimento integrado gratuito, criado principalmente para a linguagem de programação Java e também possui um número significativo de módulos para estendê-lo.

Apache NetBeans 11.3 chega com nova interface escura, aprimoramentos para HiDPI

O NetBeans é um projeto de código aberto de grande sucesso, com uma grande base de usuários, uma comunidade em constante crescimento.

Agora, a Apache Software Foundation lançou recentemente a nova versão do seu ambiente de desenvolvimento integrado, o Apache NetBeans 11.3.

Novidades do NetBeans 11.3

Apache NetBeans 11.3 é a quinta versão preparada pela Apache Foundation após a transferência do código NetBeans pela Oracle e a primeira versão lançada depois que o projeto foi transferido da incubadora para a categoria de projeto Apache.

Esta versão contém várias mudanças e desenvolvimentos, dos quais podemos encontrar suporte para as linguagens de programação Java SE, Java EE, PHP, JavaScript e Groovy, enquanto a integração esperada do suporte para as linguagens C/C++ da versão 11.3 da base de código fornecida pela Oracle foi adiada para a próxima versão.

Uma das principais novidades desta nova versão é a integração dos novos modos de exibição da interface escura. Os novos modos que podemos encontrar são Dark Metal e Dark Nimbus, além dos quais um novo tema FlatLaf também foi proposto.

O suporte aprimorado para os pixels de alta densidade (HiDPI) é exibido e o widget HeapView simplificado também se destaca.
 
Além disso, foi adicionado suporte à plataforma Java SE 14, programada para lançamento em 17 de março.

Isso inclui destaque de sintaxe e formatação de código para construções com a nova palavra-chave “record”, que fornece uma maneira compacta de definir classes, o que possibilita definir explicitamente vários métodos de baixo nível, como equals(), hashCode() e toString().

Foi adicionado suporte ao modo de inicialização dos programas que apareceram no Java 11, entregues na forma de um único arquivo com código fonte (uma classe pode ser executada diretamente de um arquivo de código, sem criar arquivos de classe, arquivos JAR e módulos) .

No NetBeans, esses programas de arquivo único agora podem ser criados fora dos projetos na janela Favorito, executar e depurar.

Além da capacidade de reverter a conversão de blocos de texto que apareceram no último número, incluindo dados de texto com várias linhas sem o uso de caracteres de escape neles. No editor de código, os blocos de texto agora podem ser convertidos novamente em linhas.

E o suporte aprimorado do sistema de construção Gradle. A API do Gradle Tooling foi atualizada para a versão 6.0.

Foi adicionado suporte para realocar o diretório inicial e a montagem composta (projeto composto Gradle). O reconhecimento do projeto é fornecido no idioma Kotlin.

Além disso, foi adicionado suporte para reinicialização forçada do projeto.

Por fim, as outras mudanças que se destacam são as seguintes:

Para saber mais sobre essa versão do NetBeans, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o NetBeans

Para aqueles que desejam obter essa nova versão do NetBeans, eles devem ter pelo menos o Java versão 8 do Oracle ou o Open JDK v8 instalado em seu sistema e o Apache Ant 1.10 ou superior.

Para instalar a versão mais recente do NetBeans nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a IDE Netbeans no Linux via Flatpak
Como instalar a IDE Netbeans no Linux via Snap
Como instalar a última versão do Netbeans no Linux manualmente
Instalando a IDE java NetBeans no Ubuntu e derivados

Sair da versão mobile