Arc Menu v41 lançado com integração entre o Dash e o Dock e mais

Arc Menu v41 lançado com integração entre o Dash e o Dock e mais
Arc Menu v41 lançado com integração entre o Dash e o Dock e mais

Foi lançado uma nova versão de uma das extensões para Gnome mais populares, Arc Menu 41 com integração entre o Dash e o Dock e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

ArcMenu é uma extensão GNOME Shell que foi projetada para substituir elegantemente o menu padrão que é fornecido no desktop GNOME 3.

Arc Menu v41 lançado com integração entre o Dash e o Dock e mais

Além de ser tipicamente mais bonito do que o menu padrão do GNOME 3, essa possui extensão funcionalidades estendidas como um recurso de pesquisa e o usuário atualmente conectado.

Agora, uma nova versão da extensão Arc Menu GNOME foi lançada e inclui um novo recurso inspirado no Unity.

Novidades do Arc Menu 41

O Arc Menu v41 apresenta um layout renovado do “Ubuntu Dash”, que é claramente inspirado pela aparência do dash do Unity.

Embora o layout não seja um clone 1:1 e grande parte da funcionalidade do Dash (por exemplo, escopos) que tornou o Unity especial não tenha sido reimplementada aqui, é uma alternativa interessante para o estilo “Menu Iniciar”. É uma aproximação visual que estará próxima o suficiente para muitos

Mas o Unity também não é a única novidade de layout no Arc Menu 41.

Os fãs de desktop Budgie apreciarão o novo layout “Raven” em altura total, enquanto aqueles que cobiçam a aparência do Chrome OS podem ativar o novo layout “Chromebook” para um clone estranho.

A integração total com a extensão Dash to Dock GNOME (que serve como base da extensão Ubuntu Dock) também chega a esta atualização. Isso deve significar que o botão de menu “Arc Menu” aparecerá na seção correta do encaixe (e respeite todas as personalizações feitas nele).

Outras alterações no Arc Menu v41 incluem a capacidade de clicar com o botão direito do mouse nos atalhos do aplicativo para criar iniciantes na área de trabalho (você precisará da extensão Desktop Icons instalada para que isso funcione) e uma seleção de novos ícones simbólicos para usar como menu botão.

Há também ajustes na aparência, correções de bugs e aprimoramentos de atalhos do teclado.

Para saber mais sobre essa versão do Arc Menu, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Arc Menu 41

O Arc Menu v41 requer o GNOME 3.34 (disponível no Ubuntu 19.10, mas não nas versões anteriores) e estará disponível para instalação no EGO nos próximos dias (nota: no momento da redação, a aprovação está pendente):

Como a v41, a v40 também está com revisão pendente no EGO, mas deve ser aprovada em breve.

Se você executar o GNOME 3.34 e já tiver a extensão Arc Menu instalada, poderá atualizá-la para a versão mais recente, visitando https://extensions.gnome.org/local/ e clicando na seta verde de “atualização”.

Ou, para instalar a versão mais recente do Arc Menu nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o ArcMenu, um bonito menu para o GNOME 3

Executando uma versão mais antiga do GNOME Shell? Você pode instalar a (também nova) versão do Arc Menu v40, que suporta o GNOME 3.28 a 3.32. Essa compilação apresenta a maioria das alterações mencionadas acima, além da integração do widget do tempo e do relógio mundial.

O que está sendo falado no blog

publicado
Categorizado como Debian, Fedora, Linux, Linux Mint, Notícias, Open Source, openSUSE, Software livre, Ubuntu Marcado com , , , ,

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile