Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Arch Linux ARM já pode ser executado no tablet PineTab

Pouco depois do Mobian, agora, o Arch Linux ARM já pode ser executado no tablet PineTab. Confira os detalhes desse primeiro release.

Há pouco tempo, a distribuição Mobian Linux (baseada no Debian) anunciou o suporte para o tablet PineTab Linux, que recentemente começou a ser enviado para os apoiadores.

E agora, a distribuição Arch Linux ARM para dispositivos móveis tem uma versão inicial para o tablet PineTab.

Arch Linux ARM já pode ser executado no tablet PineTab

Arch Linux ARM já pode ser executado no tablet PineTab

Sim. Os primeiros a adotar o PineTab da PINE64 ficarão felizes em saber que agora existe uma compilação da distribuição ARM do Arch Linux que funciona nesse tablet com Linux.

Dois builds estão disponíveis, um barebone que provavelmente fornece apenas algumas ferramentas básicas e conexão USB, e uma versão normal que deve oferecer a você tudo pelo que o Arch Linux é conhecido.

Assim como o Mobian Linux, parece que o Arch Linux ARM adotou a IU móvel Phosh (Phone Shell) da Purism para fornecer aos usuários uma interface gráfica moderna baseada em GNOME no PineTab.

Alguns meses atrás, havia também um ARM do Arch Linux construído com o ambiente de desktop LXQt leve, mas não houve nenhum progresso recente nele.

Claro, sendo a primeira construção para o tablet PineTab Linux, você deve esperar que algumas coisas não funcionem corretamente ou de forma alguma. Por exemplo, o som não funciona.

Além disso, o SSH está desabilitado nesta compilação por motivos de segurança. Se precisar de SSH, você pode habilitá-lo manualmente executando o comando sudo systemctl enable sshd em um emulador de terminal.

O código-fonte também está disponível para download, portanto, feliz hacking! Além do PineTab, a distribuição do Arch Linux ARM é executada em uma ampla variedade de dispositivos com tecnologia ARM, incluindo o Raspberry Pi, o Asus Chromebook Flip, o BeagleBoard e o ROCK64 SBC do PINE64.

Uma lista completa com todos os dispositivos suportados está disponível no site oficial.

O que está sendo falado no blog

Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Ir para o topo