Ardour 8.2 lançado com melhorias e correções, e mais

E foi lançado o Ardour 8.2 com melhorias e correções, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Ardour é uma aplicação de digital audio workstation, voltado para utilização profissional. Em resumo, o Ardour é um DAW livre desenvolvido sob licença GPL. Atualmente é suportado nas plataformas Linux, FreeBSD, Solaris, Mac OS X e Microsoft Windows.

Ou seja esse aplicativo é um projeto de código aberto, o resultado de um esforço de colaborativo de uma equipe mundial, que inclui músicos, programadores e engenheiros de gravação profissional.

Agora, o projeto lançou mais um atualização desse software, o Ardour 8.2.

Novidades do Ardour 8.2

Ardour 8.2 lançado com melhorias e correções, e mais
Ardour 8.2 lançado com melhorias e correções, e mais

Sim. O Ardour 8.2 agora está disponível para download como um recurso e versão de correção de bug, introduzindo suporte para novos dispositivos e outras melhorias.

O Ardour 8.2 está aqui dois meses após o Ardour 8.1 para adicionar suporte para novos dispositivos, incluindo os controladores Novation LaunchPad X e LaunchPad Mini, bem como o dispositivo Solid State Logic UF8 USB MIDI / Mackie Control Protocol.

Alguns novos recursos estão incluídos nesta atualização da série mais recente do Ardour 8, ou seja, tupla de notas, um recurso que permite selecionar uma ou mais notas durante a edição MIDI e dividir cada nota em duas partes de tamanhos iguais pressionando a tecla “s” ao trabalhar com ritmos complexos.

O processo pode ser revertido usando o atalho de teclado Shift + S e você também poderá juntar notas adjacentes selecionadas pressionando a tecla “j”. Essa mudança foi inspirada em um recurso da próxima estação de trabalho de áudio digital Ableton Live 12.

O segundo novo recurso do Ardour 8.2 é uma opção de preferência do usuário sem estroboscópio que permite desativar todos os elementos “flashing” e “blinking” (por exemplo, relógios, botões piscantes, medidores, etc.) na interface gráfica do usuário do Ardour.

Essa mudança foi projetada para aqueles com sensibilidade a esse tipo de entrada visual.

Fora isso, esta versão altera a taxa de amostragem padrão para 48kHz, adiciona um botão “Mute” à visualização do gravador, melhora o desenho de linha reta para velocidade das notas, adiciona suporte para rastrear a visibilidade das interfaces gráficas do usuário para os plug-ins LV2 e mostra a duração da nota com cursor detalhado ao editar notas MIDI.

Também melhora a inserção de mapas de tempo na posição correta ao importar mapas de tempo de arquivos MIDI padrão, adiciona a capacidade dos usuários limparem as informações de varredura para plug-ins LV2, otimiza as operações do mapa de tempo, melhora os scripts Lua e permite a reprodução mesmo quando não há o início/fim da sessão foi definido.

O suporte para arquivos MIDNAM Subsequent_37 também foi melhorado no Ardour 8.2, o que também melhora o suporte para o controlador do Console 1 e sistemas onde XDG_CONFIG_HOME não é um caminho absoluto. É claro que vários bugs também foram corrigidos.

Para saber mais sobre essa versão do Ardour, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Ardour

Como não há binário para sistemas Linux, recomendo instalar o Ardour 8.2 a partir dos repositórios de sua distribuição.

Se você está se perguntando, não há versão disponível como pacotes Flatpak ou Snap. Sim, ele pode ser instalado a partir dos repositórios oficiais de muitas distribuições Linux, mas ainda levará alguns dias (ou mais) para que essa versão do Ardour apareça como uma atualização.
Ou
Para instalar a versão mais recente do Ardour no Linux, use um desses tutoriais:
Como instalar o digital audio workstation Ardour no Linux via Flatpak
Como instalar o digital audio workstation Ardour no Ubuntu

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.