Armbian 2020.11 lançado com Kernel 5.9 e suporte a mais dispositivos

Armbian 2020.11 lançado com Kernel 5.9 e suporte a mais dispositivos
Armbian 2020.11 lançado com Kernel 5.9 e suporte a mais dispositivos

E foi lançado o Armbian 2020.11 Tamandua com Kernel 5.9 e suporte a mais dispositivos. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O Kali Linux é sem dúvida um dos sistemas operacionais mais populares para hackers e testadores éticos de invasão.

Mas quando se trata de pequenos sistemas como os Single Board Computers (SBC, computadores de placa única) baseados em ARM que usam pouca energia, precisamos de uma imagem Kali específica e otimizada para executá-la com eficiência.

Mesmo que você possa usar outra distribuição Linux, como Armbian, baseada no Debian e Ubuntu, o Kali não é uma opção amplamente utilizável para unidades SBC baseadas em ARM.

Para resolver isso, a GoVanguard, uma empresa de Segurança da Informação, lançou um novo sistema operacional, o Karmbian, que permite executar o Kali Linux em vários SBCs.

Armbian é um sistema operacional leve baseado em Debian ou Ubuntu Linux especializado para placas de desenvolvimento ARM. Suporta uma ampla variedade de SBCs, como Orange Pi, Banana Pi, Odroid, PINE64 incluindo SoCs de Allwinner, Rockchip e muito mais.

Agora, foi lançado o Armbian 2020.11 Tamandua.

Novidades do Armbian 2020.11 Tamandua

Armbian 2020.11 lançado com Kernel 5.9 e suporte a mais dispositivos

Apelidado de “Tamandua”, o lançamento de novembro de 2020 do Armbian Linux chega cerca de três meses após a versão anterior, Armbian 20.08.

A maior novidade é o fato de que a maioria dos kernels suportados (exceto sunxi e mvebu) foram atualizados para a última e melhor série de kernel Linux 5.9.

E agora, para os novos recursos e melhorias, como o lançamento Armbian 2020.11 apresenta suporte para a construção de imagens com base no último sistema operacional Ubuntu 20.10 “Groovy Gorilla”, usando as ferramentas de construção Armbian, é claro.

Vale lembrar que o suporte é considerado experimental neste momento e apenas suportado pela comunidade.

Além disso, esta nova versão principal atualiza o carregador de boot de código aberto U-Boot para dispositivos incorporados para a versão 2020.10, que requer que os usuários o atualizem manualmente em suas instalações usando a ferramenta armbian-config.

Para completar, Armbian agora suporta o mini PC Odroid-HC4 Home-Cloud que pode ser usado como um servidor de armazenamento conectado à rede (NAS) e o Rock Pi 4C SBC, adiciona suporte de som para o computador de placa única Odroid-N2, melhora a compilação de vários núcleos e HTOP config, e integra o script de mídia JMCC para habilitar a aceleração VPU.

O sistema também melhorou a confiabilidade do módulo eMMC do Helios64 e o suporte para os computadores de placa única Odroid-C4 e Rock64, que agora devem funcionar melhor com o Armbian.

Versões futuras do Armbian se concentrarão em melhorar as imagens de desktop, habilitar a construção de ARM e ARM64 nativos e continuar a aprimorar a infraestrutura de download.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Armbian 2020.11 Tamandua

A imagem ISO do Armbian 2020.11 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Sair da versão mobile