Asahi Linux agora suporta OpenGL 4.6 no Apple M1 e M2

A equipe de desenvolvimento do projeto Asahi Linux anunciou recentemente que o Asahi Linux agora suporta OpenGL 4.6 no Apple M1 e M2.

O Asahi Linux é um projeto que visa oferecer suporte ao Linux em Apple Silicon Macs e do qual já falamos aqui no blog. O projeto de design de software foi iniciado e é liderado por Hector Martin.

Agora, a equipe de desenvolvimento do projeto anunciou que conseguiu compatibilidade com suporte a OpenGL 4.6 e OpenGL ES 3.2 no Apple Chips M1 e M2.

Asahi Linux agora suporta OpenGL 4.6 no Apple M1 e M2

Asahi Linux agora suporta OpenGL 4.6 no Apple M1 e M2
Asahi Linux agora suporta OpenGL 4.6 no Apple M1 e M2

Sim. O Asahi Linux agora suporta OpenGL 4.6 no Apple M1 e M2. Com este anúncio o projeto superou a implementação da Apple ao ser compatível com OpenGL ES 3.1 e OpenGL 4.6, já que a Apple mudou seu foco para sua API gráfica proprietária “Metal”, afastando-se do suporte OpenGL

É importante observar que os drivers gráficos nativos para os chips M1 da Apple implementam apenas a especificação OpenGL 4.1, tornando o suporte para OpenGL 4.6 um avanço notável.

“Os drivers que cumprem com 4.6/3.2 devem passar por mais de 100.000 testes para garantir a correção. A lista oficial de drivers suportados agora inclui OpenGL 4.6 e ES 3.2.”

“Embora o fornecedor ainda não ofereça suporte a padrões gráficos como o OpenGL moderno, nós oferecemos. Neste Dia dos Namorados, queremos professar o nosso amor pelos padrões abertos interoperáveis. Queremos libertar usuários e desenvolvedores do aprisionamento, permitindo que os aplicativos sejam executados em qualquer lugar que desejarem, sem portes especiais.”

Entre os recursos que se destacam com o salto do OpenGL 4.1 para o OpenGL 4.6, são mencionados os seguintes:

  • Suporte para aplicativos modernos : A atualização promete maior suporte para cargas de trabalho OpenGL modernas, como Blender, Ryujinx e Citra, graças aos drivers compatíveis com as versões mais recentes.
  • Conformidade com os padrões : Os novos controladores passaram por mais de 100.000 testes para garantir a correção e conformidade com os padrões. Eles estão agora na lista oficial de drivers compatíveis com OpenGL 4.6 e ES 3.2.
  • Robustez e segurança : A importância da robustez e segurança em drivers gráficos é enfatizada, especialmente em ambientes onde são manipulados shaders não confiáveis, como navegadores web.
  • Otimização de desempenho : Apesar das novidades e robustez agregada, buscamos minimizar o impacto no desempenho, com estratégias como o uso eficiente de instruções e preâmbulos para cálculos repetitivos.
  • Compatibilidade com mipmapping : Um problema específico relacionado ao mipmapping é detalhado e uma abordagem de solução é proposta que equilibra eficiência e conformidade com os padrões.

Asahi Linux agora suporta OpenGL 4.6 no Apple M1 e M2
Asahi Linux agora suporta OpenGL 4.6 no Apple M1 e M2

Além disso, o consórcio Khronos reconheceu a total compatibilidade do driver aberto Asahi para a GPU AGX, presente nos chips Apple M1 e M2, com as especificações OpenGL 4.6 e OpenGL ES 3.2.

Este controlador passou com sucesso em todos os testes CTS (Kronos Conformance Test Suite) e está incluído na lista de controladores certificados.

O teste foi realizado em dispositivos Apple M1, M1 Pro/Max/Ultra, M2 e M2 Pro/Max em ambiente com distribuição Asahi Linux Fedora Remix, Mesa 24.0.0 e X.Org X Server (X11_GLX).

É importante mencionar que os drivers proprietários originais da Apple para os chips M1 e M2 ainda não estão incluídos na lista de drivers certificados Khronos.

A obtenção deste certificado permite que o controlador aberto Asahi declare oficialmente sua compatibilidade com os padrões gráficos e use as marcas registradas Khronos associadas.

Como a GPU M1 não possui alguns recursos de hardware necessários para implementar OpenGL ES 3.2 e OpenGL 4.2, a funcionalidade ausente foi implementada usando recursos existentes.

Por exemplo, geometria, mosaico e sombreadores de feedback de transformação foram implementados usando sombreadores computacionais, entre outros métodos.

Por fim, é mencionado que, no futuro, o desenvolvimento de drivers abertos para a GPU Apple AGX se concentrará em fornecer suporte para a API gráfica Vulkan.

A implementação do Vulkan usará parte do código padrão já comprovado usado em drivers para OpenGL, representando um avanço no ecossistema de drivers abertos para GPUs Apple AGX.

Pacotes de drivers prontos para uso agora estão disponíveis nos repositórios do Fedora e podem ser usados ​​em uma versão especializada do Fedora chamada Asahi Remix 39, projetada para instalação em sistemas com chips Apple ARM.

Para instalá-los basta executar:
dnf upgrade --refresh

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.