Atualização recente deixou os telefones Google Pixel inutilizáveis

Segundo relatos de usuários do smartphone do Google, a atualização recente deixou os telefones Google Pixel inutilizáveis.

Proprietários de smartphones Google Pixel relatam problemas após instalar a atualização do sistema Google Play de janeiro de 2024, não conseguindo acessar o armazenamento interno de seus dispositivos, abrir a câmera, fazer capturas de tela ou até mesmo abrir aplicativos.

Atualização recente deixou os telefones Google Pixel inutilizáveis

Atualização recente deixou os telefones Google Pixel inutilizáveis
Atualização recente deixou os telefones Google Pixel inutilizáveis

O problema está sendo relatado por proprietários de vários modelos Pixel, incluindo o Google Pixel 5, 6, 6a, 7, 7a, 8 e 8 Pro, sugerindo que não está confinado a uma arquitetura de hardware específica.

A causa raiz é desconhecida, mas provavelmente é um problema de software com a atualização do sistema Play de janeiro de 2024 que o Google ainda não identificou ou corrigiu.

A maioria das soluções propostas provenientes de usuários afetados não resolve o problema, com alguns relatando que o resolvem realizando uma redefinição de fábrica, caso em que todos os dados são perdidos.

No entanto, essas recomendações vêm de proprietários afetados do Google Pixel, e não do próprio Google, que simplesmente reconheceram que estão cientes e investigando o problema.

“Eu me pergunto por que isso não está explodindo, forçando o Google a uma solução. Gastar tanto dinheiro em um telefone apenas para ficar inutilizável por uma atualização é muito agravante”, postou um proprietário afetado nos fóruns de suporte do Pixel Phone do Google.

As atualizações do sistema do Google Play são separadas dos patches de segurança mensais, ambos acessíveis em Configurações > Segurança e privacidade > Sistema e atualizações.

Atualização recente deixou os telefones Google Pixel inutilizáveis
Atualização recente deixou os telefones Google Pixel inutilizáveis

O Google introduziu atualizações do sistema Play no Android 10 como uma forma de fornecer atualizações de segurança cruciais e melhorias e proteções de componentes do sistema em dispositivos que não executam o nível de patch mais recente e aqueles que atingiram o fim do suporte do OEM.

Eles são servidos diretamente pelo Google, ignorando os canais de atualização OEM, e são eficazes em manter versões mais antigas do Android compatíveis com aplicativos modernos e serviços do Google, e também relativamente seguros.

No caso dos Pixels, parece que o Google realizou uma implementação gradual das atualizações do sistema Play de janeiro de 2024, portanto, nem todos os proprietários de Pixel receberam a atualização problemática ainda.

Se você ainda estiver em uma atualização mais antiga (a última foi em 1º de novembro de 2023), é recomendável permanecer nela e adiar a aplicação da atualização de janeiro de 2024 até que a situação melhore.

BleepingComputer entrou em contato com o Google para comentar os problemas relatados e seus planos para resolvê-los, mas não recebemos resposta por publicação.

A mesma coisa aconteceu há alguns meses
Embora a natureza do problema atual ainda não tenha sido confirmada, bugs de memória introduzidos por uma atualização do sistema Play anteriormente tornaram os dispositivos Pixel completamente inutilizáveis em outubro de 2023.

O Google finalmente resolveu o acesso ao armazenamento de mídia e os repetidos problemas de reinicialização, lançando uma atualização em 7 de novembro de 2023. No entanto, até então, muitos usuários já haviam recorrido à redefinição de fábrica, perdendo seus dados como resultado.

A recorrência desse tipo de problema em tão pouco tempo é bastante preocupante para os usuários de dispositivos Pixel, que não conseguem utilizar os recursos de seus telefones.

A situação mina a confiança nos processos de garantia de qualidade do Google e levanta preocupações sobre o rigor dos protocolos de validação e teste do gigante tecnológico antes de implementar uma atualização do sistema.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.