Backup ilimitado do Google Fotos será encerrado em junho de 2021

Backup ilimitado do Google Fotos será encerrado em junho de 2021
Backup ilimitado do Google Fotos será encerrado em junho de 2021

Infelizmente, o Backup ilimitado do Google Fotos será encerrado em junho de 2021. Entenda com será e por que houve essa mudança.

Nos últimos cinco anos, o Google tem permitido aos usuários fazer backup de suas mídias em “alta qualidade” gratuitamente. Ao contrário dos uploads de “qualidade original”, que contam para a cota de 15 GB fornecida, o Google permite aos usuários fazer backup de versões compactadas de fotos e vídeos gratuitamente.

No entanto, isso vai mudar no próximo ano. O Google Fotos está perdendo um de seus melhores recursos. Em uma postagem no blog, a empresa anunciou que encerraria o backup de fotos ilimitado e gratuito do Google Fotos a partir de 1º de junho de 2021.

Backup ilimitado do Google Fotos será encerrado em junho de 2021

Backup ilimitado do Google Fotos será encerrado em junho de 2021

Sim. Infelizmente, as fotos e vídeos que você enviar a partir de contarão para os 15 GB de armazenamento gratuitos que vêm com cada Conta do Google.

“A partir de 1º de junho de 2021, todas as novas fotos e vídeos que você enviar contarão para os 15 GB de armazenamento gratuitos que vêm com cada Conta do Google ou o armazenamento adicional que você adquiriu como membro do Google One.”

O lado bom é que as fotos e vídeos enviados existentes não serão afetados pela nova mudança. O Google disse que a mídia enviada antes de 1º de junho de 2021 não será contabilizada para o limite de armazenamento de 15 GB.

Os proprietários do Google Pixel podem fazer upload de imagens de “alta qualidade” gratuitamente, mesmo após o prazo.

No entanto, a empresa anteriormente permitia que os usuários do Pixel fizessem backup gratuitamente de fotos e vídeos com qualidade original. Portanto, é certamente um rebaixamento da promessa inicial do Google.

Além disso, o Google adicionou uma “estimativa personalizada” que diz quanto tempo a cota básica de 15 GB de um usuário durará com base na frequência de uploads de mídia.

Também no próximo ano, o Google começará a destacar fotos escuras ou borradas, caso você queira excluí-las.

Claro, a pior parte é perder o recurso de backup ilimitado do Google Fotos em primeiro lugar. O recurso manteve o aplicativo Fotos vantajoso em relação aos outros, mas isso não seria mais possível.

Outra parte desagradável do anúncio do Google é que todos os tipos de arquivos carregados nos serviços do Google serão contabilizados para o mesmo limite de armazenamento.

“A partir de 1º de junho, todos os novos arquivos do Documentos, Planilhas, Apresentações, Desenhos, Formulários ou Jamboard começarão a contar para seus 15 GB gratuitos de armazenamento alocado ou qualquer armazenamento adicional fornecido pelo Google One.”

Novamente, os arquivos anteriores não serão contabilizados para o armazenamento, a menos que os arquivos sejam modificados após o prazo.

Além disso, o Google também está introduzindo uma nova política em que excluirá os dados do usuário se ele estiver inativo por pelo menos dois anos.

Por que o Google Fotos está removendo a opção de armazenamento ilimitado gratuito?

“Mais de 4 trilhões de fotos são armazenadas no Google Fotos e, a cada semana, 28 bilhões de novas fotos e vídeos são enviados.”

A gigante da tecnologia afirma que está se livrando do backup gratuito de alta qualidade para “acompanhar a crescente demanda” e “continuar (s) para atender às nossas (suas) necessidades a longo prazo”.

Em outras palavras, o Google está garantindo que o serviço permaneça sustentável por muitos anos.

Parece que o Google também está pressionando os usuários a se inscreverem em seu armazenamento único do Google; o serviço de armazenamento em nuvem do Google, que também oferece VPN grátis.

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile