Battop, um programa que permite verificar a saúde da bateria no terminal

Conheça o Battop, um programa que permite verificar a saúde da bateria no terminal. Confira os detalhes desse poderoso aplicativo.

Recentemente, encontrei um aplicativo de terminal legal que ajuda você a verificar a integridade da bateria na linha de comando.

Chama-se Battop e é um software de código aberto escrito em Rust. Eu o encontrei depois de procurar uma ferramenta de status da bateria GUI para Linux semelhante ao CoconutBattery para macOS (é um aplicativo de barra de menus que mostra a integridade, condição, capacidade, temperatura, tensão e assim por diante da bateria).

Battop, um programa que permite verificar a saúde da bateria no terminal

Battop, um programa que permite verificar a saúde da bateria no terminal
Battop, um programa que permite verificar a saúde da bateria no terminal

Enfim, esse é o Battop: uma ferramenta limpa e interativa de monitoramento da integridade da bateria com uma interface do usuário limpa e ordenada e uma impressionante compatibilidade entre plataformas.

Se você deseja verificar a taxa de descarga da bateria, a contagem de ciclos, ver sua capacidade atual versus sua capacidade original ou apenas ter algo legal correndo na tela enquanto você come na frente do PC, dê uma chance!

Muitos dos guias e tutoriais que explicam como verificar as informações da bateria no Linux concordam em uma coisa: use upower. É uma recomendação sólida.

O upower não é apenas muito detalhado, mas é muito fácil de usar, pois é ativado imediatamente em praticamente todas as principais distribuições Linux disponíveis, incluindo o Ubuntu.

Uma desvantagem de usar o upower é que ele é um pouco utilitário. Ele imprime uma lista e pronto.

Mas as coisas podem parecer muito mais bonitas!

O desenvolvedor do Battop descreve a ferramenta como “um visualizador interativo, semelhante aos utilitários top, htop e outros *top, mas sobre as baterias instaladas em seu notebook”.

É uma descrição adequada, pois, com seus gráficos grandes, em negrito e de atualização automática, é bastante reminiscente deles.

Melhor ainda, o Battop funciona com Linux, macOS e FreeBSD e suporta várias baterias – e sim: existem laptops por aí que usam duas baterias.

Battop mostra as seguintes informações:

  • Número do modelo da bateria
  • Fornecedor de bateria
  • Tecnologia de bateria
  • Contagem de ciclos
  • Capacidade (incluindo capacidade original)
  • Temperatura
  • Gráficos ao vivo para temperatura/tensão/consumo

Agora, você pode ver exatamente esses mesmos detalhes via upower ou acpitool (menos os gráficos). Se alguma informação, como tecnologia da bateria ou temperatura, não estiver listada nessas ferramentas, também não será listada nesta.

Mas a apresentação das informações é muito envolvente. A informação é mais ordenada e escaneável. E embora seja superficial, é o que eu gosto no Battop versus outros métodos (e pelo mesmo motivo que prefiro Btop++, Duf, etc.

Como instalar o Battop no Ubuntu

Embora o Battop não tenha sido atualizado desde 2019, a versão mais recente disponível para download na página dele no GitHub do projeto funciona sem problemas no Ubuntu em 2022.

Basta baixar o binário para o seu sistema operacional, dar permissão para ser executado e executá-lo de dentro do seu cliente de linha de comando preferido.

Alternativamente, se você estiver de acordo com os problemas inerentes que podem resultar da instalação de coisas aleatórias que você encontra online, você pode “instalá-lo” (ou seja, você pode simplesmente executar o battop para usá-lo) executando:
sudo install battop-* /usr/local/bin/battop

Se você estiver lendo a partir de uma distribuição baseada em Arch, poderá instalar o Battop do AUR executando yay -S battop.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.