Brave Search Engine está aberto para testes beta! Conheça!

Brave Search Engine está aberto para testes beta! Conheça!
Brave Search Engine está aberto para testes beta! Conheça!

E o Brave Search Engine está aberto para testes beta. Confira os detalhes dessa nova alternativa ao dominante serviço de buscas do Google.

Os motores de busca são a primeira página da Internet. É aqui que os usuários da Internet obtêm a maior parte do conteúdo, incluindo artigos, tutoriais, cursos e vídeos. Você provavelmente também leu este artigo de um dos muitos mecanismos de pesquisa.

Até agora, o maior mecanismo de busca é o Google. Google se tornou sinônimo de Internet. O Chrome, o navegador da web mais popular, usa o Google como pesquisa padrão e a maioria dos outros mecanismos de pesquisa fazem o mesmo.

Não é segredo que o Google e outros motores de busca dependem da exibição de anúncios aos seus usuários.

Quando um usuário realiza uma consulta no mecanismo de pesquisa, o mecanismo de pesquisa coleta as informações privadas do usuário, como localização específica, tipo de dispositivo, histórico do navegador, etc. para veicular anúncios personalizados.

As informações privadas são posteriormente compartilhadas com outras empresas terceirizadas em nome do desenvolvimento de produtos e fornecimento de anúncios mais personalizados.

Em termos simples, a maioria dos mecanismos de pesquisa coleta informações privadas dos usuários e compartilha com empresas terceirizadas como a maioria dos sites de redes sociais.

Já existem alguns mecanismos de busca privados, como DuckDuckGo, Qwant e SearX. DuckDuckGo é o Google para usuários que desejam proteger sua privacidade digital.

E há alguns meses, o Brave, um navegador popular que respeita a privacidade, anunciou o lançamento de seu próprio mecanismo de busca.

De acordo com o anúncio, a Brave adquiriu a Tailcat para construir seu próprio mecanismo de busca, chamado Brave Search.

O Brave Search não dependerá do rastreamento de usuários em sites, da coleta de informações privadas dos usuários e de tornar a primeira alternativa independente da indústria que respeita a privacidade do Google Chrome e da Pesquisa Google, disse o anúncio.

Há poucos dias, a Brave abriu seu mecanismo de busca para testes Beta. O convite beta foi enviado para usuários que optaram por experimentá-lo na página do Brave Search.

Brave Search Engine está aberto para testes beta

Brave Search Engine está aberto para testes beta! Conheça!

O Brave Search se concentra em fornecer uma experiência semelhante à da Pesquisa Google. Mas surge a pergunta – como isso é possível sem rastrear usuários, colher dados dos usuários e compartilhá-los com empresas terceirizadas? Bem, Brave tem respostas para todas essas perguntas.

Pesquisa Anônima

A pesquisa anônima pode parecer impossível hoje em dia, já que cada mecanismo de pesquisa fornece resultados de pesquisa localizados e armazena a localização do usuário.

Bem, este mecanismo de busca por padrão não sabe a localização do usuário. Ele exibe resultados de pesquisa gerais.

Os usuários que desejam resultados localizados podem alternar para “Resultados locais anônimos” nas configurações. Ativar esse recurso permitirá resultados de pesquisa localizados.

A maneira como o recurso “Resultados locais anônimos” funciona é que o Brave Search fornece resultados com base no endereço IP do usuário. Para torná-lo anônimo, a Brave não armazena ou mapeia este endereço IP com uma pessoa real.

Quando é feita uma consulta para encontrar os hotéis mais próximos, o mecanismo de busca pega a consulta e o endereço IP e me fornece os resultados localizados.

Como não está armazenando e mapeando esse endereço IP para mim, tudo o que Brave sabe é que alguém fez uma consulta para encontrar os hotéis mais próximos com algum endereço IP.

É importante saber que esse recurso está desativado por padrão. Sem ativar esse recurso, todas as consultas dos usuários serão gerais.

A outra maneira de buscar resultados localizados em particular é mencionar o local na consulta.

Por exemplo, se eu moro em Nova York e deseja conhecer locais históricos populares em Nova York sem revelar meu endereço IP, posso desativar o recurso “Resultados locais anônimos” e consultar “locais históricos populares em Nova York”.

Brave Search Engine está aberto para testes beta! Conheça!

Pesquisar com o Google fornecerá instantaneamente resultados de pesquisa localizados. Não importa se você queria ou não. Como podem ver, acabei de pesquisar o dia da independência e encontrei os resultados com base na minha localização.

Entenda que usar apenas a localização para fornecer resultados localizados não é ruim, mas mapear ou vincular essa consulta de pesquisa específica a mim é.

Brave Search Engine está aberto para testes beta! Conheça!

Pesquisar uma consulta geral com os resultados locais anônimos do Brave Search por padrão fornece resultados de pesquisa gerais.

Porém, oferece uma opção “Resultados locais” para visualizar os resultados localizados. Esta opção existe porque a configuração “Resultados locais anônimos” está ativada.

Brave Search Engine está aberto para testes beta! Conheça!

Pesquisar com Brave com “Resultados locais anônimos” desativados apenas fornece resultados gerais. Nenhuma opção de “resultados locais” neste momento.

Para obter resultados localizados sem “Resultados locais anônimos” ativado, mencione o local na própria consulta.

Google Fallack Mixing

A combinação de fallback do Google é outra forma da Brave de fornecer resultados de pesquisa a seus usuários durante a construção de seu mecanismo de pesquisa.

Quando um usuário realiza uma consulta e o Brave Search não tem resultados suficientes para mostrar, ele envia a mesma consulta para a Pesquisa Google, obtém os resultados, combina com os resultados do Brave Search e envia a saída para o usuário.

Brave Search Independence

A Brave está construindo um mecanismo de busca imparcial, privado e independente. Conseguir isso não é possível em um curto período, pois ele terá que trabalhar continuamente em seu algoritmo e, ao mesmo tempo, aumentar o tamanho de seu índice.

O Brave Search está começando e está temporariamente contando com a ajuda de outros mecanismos de busca como Google e Bing.

Uma porcentagem das consultas dos usuários servidas pelo Brave Search inclui resultados de outros mecanismos de pesquisa.

Quando o mecanismo de pesquisa pensa que não tem dados suficientes para fornecer para uma consulta específica, ele envia uma chamada de API para outros mecanismos de pesquisa, coleta os resultados da pesquisa, combina com os resultados do Brave Search e os exibe aos usuários. Aliás, tudo acontece de forma privada.

Para visualizar a porcentagem de consultas atendidas de forma independente aos seus usuários, clique no ícone “hambúrguer” das configurações do mecanismo de busca.

Brave Search Engine está aberto para testes beta! Conheça!

Mostra qual a porcentagem de suas consultas atendidas de forma independente pelo Brave Search e também a independência de resultados globais calculada por consultas realizadas globalmente.

No final do dia, o mecanismo de pesquisa será completamente independente, mas no momento, como a equipe Brave está trabalhando na construção de seu produto, ela está chamando outras APIs para obter mais resultados.

Conclusão

Para obter o convite da versão beta do Brave Search, mostre seu interesse inscrevendo-se na lista de espera.

Defina o Brave Search como o mecanismo de pesquisa padrão no Brave

Se você recebeu um convite Beta para o Brave Search, pode definir o Brave Search como seu mecanismo de pesquisa padrão. Desta forma, qualquer consulta realizada na barra de URL será servida ao Brave Search.

Vá para Configurações do Brave> Mecanismo de pesquisa e clique em Gerenciar mecanismos de pesquisa.

Brave Search Engine está aberto para testes beta! Conheça!

Clique no botão “Adicionar” para adicionar um novo mecanismo de pesquisa. Agora digite o nome, palavra-chave e URL com% s (palavra-chave).
Brave Search Engine está aberto para testes beta! Conheça!

Basicamente, estamos fornecendo ao nosso navegador uma URL para pesquisar palavras-chave. Neste URL, estamos marcando a palavra-chave com ‘%’ para que o navegador da web possa substituir essa palavra-chave pela palavra-chave real pesquisada pelo usuário.

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile