Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Budgie 10.5.3 lançado com suporte a GNOME 40 Stack, e melhorias

O desenvolvedor líder da Solus, Joshua Strobl, anunciou que foi lançado o Budgie 10.5.3 com suporte a GNOME 40 Stack, e melhorias. Confira!

Budgie Desktop é um ambiente desktop relativamente novo baseado no Gnome 3 e também um belíssimo software criado pelo projeto Evolve OS.

Para quem ainda não conhece, Budgie é o ambiente desktop padrão da distribuição Linux Evolve OS, Solus e Ubuntu Budgie.

Ele possui um único painel que, quando iniciado, utiliza quantidades triviais da RAM (em torno de 7MB). O ambiente foi projetado para o usuário moderno e é focado no desktop mínimo, elegante e simples.

O ponto principal deste ambiente é que ele não é um fork que surgiu a partir de qualquer outro projeto, mas sim um software escrito a partir do zero com a integração em mente, usando GTK e Vala ou C.

Observe também que Budgie agora pode imitar a aparência do desktop GNOME 2, opcionalmente, através de um ajuste nas preferências do painel.

Agora, o desenvolvedor líder da Solus, Joshua Strobl, anunciou a disponibilidade do ambiente desktop Budgie 10.5.3 com suporte para a pilha GNOME 40.

Novidades do Budgie 10.5.3

Budgie 10.5.3 lançado com suporte a GNOME 40 Stack, e melhorias

Budgie 10.5.3 lançado com suporte a GNOME 40 Stack, e melhorias

Os usuários do Budgie Desktop se alegram, uma nova versão do seu ambiente de área de trabalho favorito está aqui e está repleto de novidades, começando com o suporte para a pilha GNOME 40, que torna o Budgie compatível com aplicativos/componentes do GNOME 40 como o GDM (GNOME Display Manager) tela de login ou um protetor de tela dedicado.

Budgie Screensaver, um fork do gnome-screensaver, agora é usado como protetor de tela padrão na versão Budgie Desktop 10.5.3, não apenas permitindo que Budgie coexista em um ambiente de instalação ao lado do GNOME Shell e componentes GDM da pilha GNOME 40, mas também facilita sua capacidade de bloquear a sessão.

No anúncio, Joshua Strobl disse que:

“Como sempre, encorajamos que Budgie seja usado com lightdm e um saudador opcional como slick-greeter, ao invés de ser instalado junto com GDM e GNOME Shell.”

O Budgie Desktop 10.5.3 também inclui várias melhorias de qualidade de vida, como a capacidade de filtrar notificações audaciosas, espaçamento configurável no miniaplicativo de status, uma nova opção na seção de configurações do Budgie Desktop para pausar notificações automaticamente ao alternar uma janela para tela cheia e vice-versa para uma experiência Budgie Desktop sem distrações, bem como um papel de parede padrão.

Budgie 10.5.3 lançado com suporte a GNOME 40 Stack, e melhorias

Além disso, o Budgie Desktop agora permite que os usuários alternem CapsLock e NumLock clicando no miniaplicativo Lock Keys, e não filtra mais notificações sobre dispositivos adicionados ou removidos.

Budgie 10.5.3 também oculta a opção de tema “Padrão” (por exemplo, Adwaita) para incentivar os usuários a usar temas oficialmente suportados, como Materia e Plata.

Esta versão também apresenta várias correções de bugs para melhorar os miniaplicativos do painel, o centro de notificação Raven e as configurações da área de trabalho do Budgie e outros componentes principais do ambiente de área de trabalho do Budgie.

Para obter mais detalhes sobre essas mudanças, verifique as notas de lançamento.

Como instalar ou atualizar

O Budgie Desktop 10.5.3 está disponível para download como um tarball de código-fonte em sua página GitHub para integradores de sistema e está chegando nesta sexta-feira, 30 de abril, para usuários Solus, junto com o ambiente de desktop GNOME 40 e várias outras atualizações.

De acordo com Joshua Strobl, a maioria das melhorias do Budgie mencionadas aqui já chegaram ao repositório estável do Solus, então certifique-se de manter suas instalações atualizadas o tempo todo.

A principal forma de obter o Budgie é usando o Evolve OS. Entretanto, também é possível instalar o ambiente em várias distribuições Linux diferentes, incluindo Ubuntu, Arch Linux, Fedora e OpenSUSE.
Ou
Como instalar o ambiente Budgie Desktop no Linux

Sair da versão mobile