Calamares 3.3.6 lançado com suporte ao Plymouth melhorado

E foi lançado o Calamares 3.3.6 com suporte ao Plymouth melhorado, e mais. Confira as novidades dessa importante atualização.

Calamares é o instalador gráfico autônomo usado por muitas distribuições GNU/Linux que não são baseadas em uma distro que já tem um instalador dedicado ou distros que não têm um instalador gráfico, como o Arch Linux.

Agora, o Calamares universal installer framework foi atualizado para a versão 3.3.2, uma versão que apresenta novos recursos para sistemas Linux usando o sistema de arquivos Btrfs.

Novidades do Calamares 3.3.6

Calamares 3.3.6 lançado com suporte ao Plymouth melhorado
Calamares 3.3.6 lançado com suporte ao Plymouth melhorado

Os destaques da versão Calamares 3.3.6 incluem melhorias para sistemas que usam a tela inicial do Plymouth, adicionando o parâmetro “splash” aos parâmetros do kernel durante a instalação do bootloader.

Ele também adiciona suporte para usar plymouth-set-default-theme para evitar problemas com a configuração do Plymouth.

Além disso, o módulo Usuários do Calamares foi atualizado com o registro opcional do Active Directory, se habilitado (graças ao nosso amigo Simon Quigley), e o Calamares agora evita que seu sistema entre em suspensão e suspenda enquanto a instalação está em execução, para que instalações autônomas não não adormecer acidentalmente.

O módulo Locale recebeu uma correção para escolher o fuso horário correto para Dubai, Mascate e Teerã. Várias correções relacionadas ao Qt 6 também estão presentes na versão Calamares 3.3.6, que está disponível para download agora mesmo na página GitHub do projeto ou no site oficial.

Você deverá ver a versão Calamares 3.3.6 como o instalador gráfico padrão nas próximas versões de suas distribuições GNU/Linux favoritas se os mantenedores dessas distros a escolherem.

Lançamentos recentes do Calamares na série Calamares 3.3 também introduziram suporte para registrar mais informações sobre como o executável foi criado no log da sessão na inicialização para ajudar na recriação da configuração específica quando relatórios de bugs são arquivados, suporte para configurar um arquivo de configuração SDDM alternativo, um gancho de microcódigo no initcpiocfg e suporte Netplan aprimorado para Ubuntu.

Para saber mais sobre essa versão do Calamares, acesse a nota de lançamento.

Obtendo o Calamares mais recente

A maioria das distribuições GNU/Linux que usam Calamares como instalador gráfico padrão já estão usando esta versão. Se você é um mantenedor da distribuição Calamares, você pode baixar a versão Calamares 3.3.6 agora mesmo na página do projeto no GitHub.

Os usuários do Linux poderão aproveitar esses recursos na próxima vez que instalarem sua distribuição GNU/Linux favorita usando o instalador gráfico universal Calamares, como KaOS, Lubuntu, Kubuntu e outros.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.