Calculate Linux 21 lançado com o sistema de arquivos Btr como padrão

Calculate Linux 21 lançado com o sistema de arquivos Btr como padrão
Calculate Linux 21 lançado com o sistema de arquivos Btr como padrão

Alexander Tratsevskiy anunciou o lançamento do Calculate Linux 21 com o sistema de arquivos Btr como padrão. Confira a novidades e descubra onde baixar a distro.

Calculate Linux é uma família baseada em Gentoo de três distribuições distintas. O Calculate Directory Server (CDS) é uma solução que suporta clientes Windows e Linux via LDAP + SAMBA, fornecendo aos servidores proxy, mail e Jabbers um gerenciamento simplificado de usuários.

O Calculate Linux Desktop (CLD) é uma estação de trabalho e distribuição de clientes no KDE, MATE ou Xfce, que inclui um assistente para configurar uma conexão com o Calculate Directory Server.

O Calculate Linux Scratch (CLS) é um CD live com uma estrutura de construção para criar uma distribuição personalizada.

Agora, Alexander Tratsevskiy anunciou o lançamento do Calculate Linux 21.

Novidades do Calculate Linux 21

Calculate Linux 21 lançado com o sistema de arquivos Btr como padrão

A nova versão Calculate Linux 21 vem com o sistema de arquivos Btr como padrão para novas instalações.

Existem vários sabores de desktop, uma edição de servidor e agora há uma edição para rodar jogos Steam em contêineres.

Já se passou quase um ano desde o último lançamento do Calculate Linux, que celebrou o 20º aniversário do projeto, e agora um novo grande lançamento viu a luz do dia, Calculate Linux 21, introduzindo um novo sabor para os jogadores do Linux.

Calculate Linux 21 inclui um novo tipo Calculate Container Games, permitindo que você execute jogos Steam no seu computador.

Calculate Container Games é um novo sabor do Calculate Linux projetado como uma solução para jogar jogos modernos no Steam em qualquer lugar, em qualquer dispositivo. É baseado no sabor Calculate Scratch Server e usa o aplicativo Steam Link lançado recentemente pela Valve para jogar em qualquer aparelho de TV, telefone, laptop, tablet, etc.

“Testamos Calculate Container Games em uma variedade de hardware gráfico. O Steam fornece vídeo com resoluções que não são suportadas pelo monitor conectado ao servidor, e você pode até executar o Steam sem monitor”, disseram os desenvolvedores.

Outro novo recurso interessante da versão Calculate Linux 21 é que o sistema de arquivos Btrfs agora é usado por padrão para novas instalações.

Além disso, a distro agora está usando compactação Zstd para pacotes binários para tornar a atualização e instalação mais rápidas e oferece suporte para escalonamento HiDPI no momento da configuração do perfil do usuário.

A versão Calculate Linux 21 também atualiza o resto dos sabores. Isso inclui o Calculate Linux Desktop, que agora vem com os ambientes de desktop LXQt 0.17, Xfce 4.16, KDE Plasma 5.20.5, MATE 1.24 e Cinnamon 4.6.7.

Todos os pacotes no repositório binário foram recompilados com GCC 10.2 e compactados com Zstd. Perfis de usuário do Calculate Linux Desktop agora sincronizam muito mais rápido.

Todos os tipos de Calculate Linux agora são movidos pela série de kernel Linux 5.10 LTS com suporte de longo prazo. Entre outras mudanças, esta versão apresenta configuração de perfil de domínio mais rápida, sincronização de perfil de domínio muito mais rápida, suporte aprimorado para GPUs NVIDIA e alguns laptops, bem como elogind como um substituto para ConsoleKit.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Calcular o Linux 21

Estão disponíveis para download: Calculate Linux Desktop com KDE (CLD), Cinnamon (CLDC), LXQt (CLDL), Mate (CLDM) ou então Xfce (CLDX e CLDXS) científico, Calculate Directory Server (CDS), Calculate Linux Scratch ( CLS) e Calculate Scratch Server (CSS).

A imagem ISO do Calcular o Linux 21 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

As novas imagens ISO estão aqui apenas para novas implantações, pois os usuários existentes do Calculate Linux precisam apenas atualizar sua instalação para receber a nova versão e todas as suas melhorias, pacotes atualizados, etc.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile