Calibre 7 lançado com suporte a EPUBs de áudio, notas, e mais

E foi lançado o Calibre 7 com suporte a EPUBs de áudio, notas, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Calibre é um projeto de código aberto e multiplataforma, que tem como objetivo fornecer uma plataforma completa para a gestão, edição, visualização e compartilhamento de livros digitais ou como alguns chamam, ebooks.

Com o aplicativo Calibre é possível fazer o gerenciamento de livros digitais em formatos populares como ebup, CBZ, mobi, FB2 e etc, além de converter vários livros digitais e sincronizá-los no leitor de ebook e dispositivos móveis com facilidade, graças a uma interface simples e funcional

O Calibre é popular por um motivo: é poderoso e funciona no Windows, macOS e Linux. Na verdade, não há nada tão amplo ou tão caracterizado quanto o Calibre em qualquer sistema (que eu saiba).

Se você está apenas atrás de um leitor de e-books limpo e descomplicado para Linux, recomendo usar o Foliate.

Mas para qualquer outra coisa relacionada ao eBook, seja remover eBooks pagos de DRM, converter ePub em um formato diferente, editar metadados ou arte da capa, sincronizar com dispositivos populares – o Calibre está em uma classe à parte.

Agora, o criador do Calibre, Kovid Goyal, lançou hoje uma nova versão principal deste popular software de gerenciamento de e-books de código aberto, o Calibre 7, que apresenta novos recursos interessantes.

Novidades do Calibre 7

Calibre 7 lançado com suporte a EPUBs de áudio, notas, e mais
Calibre 7 lançado com suporte a EPUBs de áudio, notas, e mais

Sim. O desenvolvedor do Calibre, Kovid Goyal, anunciou hoje o lançamento e a disponibilidade geral do Calibre 7.0 como a versão estável mais recente e uma grande atualização para este software de gerenciamento de e-books poderoso, gratuito, de código aberto e multiplataforma.

O Calibre 7.0 chega mais de um ano após o Calibre 6.0 e introduz a capacidade de armazenar notas que podem conter links, imagens, bem como formatação de rich text para autores, séries, editores, tags e elementos relacionados.

Os usuários poderão pesquisar, navegar ou vincular essas notas no aplicativo ou exportá-las como arquivos HTML independentes.

Outra novidade interessante do Calibre 7.0 é o suporte para os chamados livros “Áudio EPUB”, que contêm uma voz pré-gravada lendo o texto.

No entanto, o desenvolvedor do Calibre, Kovid Goyal, observa o fato de que esse recurso pode ou não funcionar em sistemas Linux devido a problemas com codecs patenteados.

A nova versão do Calibre também traz um recurso há muito solicitado, ou seja, a capacidade de armazenar arquivos de “dados” associados a um livro e suporte para gerenciar esses arquivos automaticamente dentro do aplicativo.

Os usuários poderão adicionar arquivos de dados extras a um livro selecionando o livro, clicando com o botão direito do mouse no botão “Adicionar livros” e escolhendo a opção “Adicionar arquivos de dados aos registros de livros selecionados”.

Kovid Goyal disse que:

“Você também pode gerenciar os arquivos de dados clicando com o botão direito no botão Editar metadados e escolhendo Gerenciar arquivos de dados. Os arquivos de dados são arquivos simples armazenados na subpasta de dados dentro da pasta do livro. Um uso comum para esses arquivos é armazenar capas alternativas ou material suplementar associado ao livro.”

Por último, mas não menos importante, o Calibre ganhou sua própria Lixeira privada que ignora a Lixeira do sistema operacional. Isto torna possível restaurar facilmente um livro e seus metadados após uma exclusão acidental com um único clique.

O recurso Lixeira também permite navegar pelos livros excluídos recentemente.

Fora isso, o Calibre 7.0 adiciona suporte para mapas de imagens HTML ao visualizador de e-books, adiciona uma opção “Mostrar itens nos livros selecionados” para gerenciar tags e autores, e atualiza o servidor de conteúdo com um novo botão para retornar à página Detalhes do livro no nível superior de controles e a capacidade de mostrar os três livros adicionados mais recentemente na biblioteca padrão.

Também traz suporte para novas fontes de notícias, incluindo Bookforum, Kirkus Reviews e Poetry Magazine, e melhora o suporte para fontes de notícias existentes, como Financial Times, National Geographic, Hamilton Spectator, MIT Tech Review, Bloomberg, Washington Post, Project Syndicate, Cumhuriyet, Relações Exteriores, Harvard Business Review e Wall Street Journal.

Claro, vários bugs e problemas foram resolvidos para melhor estabilidade e confiabilidade.

Confira o changelog completo para obter mais detalhes.

Como instalar ou atualizar

Você pode baixar a versão mais recente do Calibre agora mesmo no site oficial.

Os binários são fornecidos para sistemas de 32 e 64 bits, juntamente com as fontes, se você quiser compilá-lo. Obviamente, você também poderá instalar a nova versão do Calibre a partir dos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição favorita nos próximos dias.

Para instalar a versão mais recente do Calibre nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o gerenciador de eBooks Calibre no Linux via Flatpak
Como instalar o Calibre no Linux de um jeito simples

Os usuários do Linux também podem instalar a versão mais recente executando o seguinte comando em um terminal. Isso baixa o script de instalação oficial do Calibre que, por sua vez, busca o binário mais recente e o instala no diretório relevante:

sudo -v && wget -nv -O- https://download.calibre-ebook.com/linux-installer.sh | sudo sh /dev/stdin
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.