Canonical afirmou que apps de 32 bits serão executados no Ubuntu 19.10

Canonical afirmou que apps de 32 bits serão executados no Ubuntu 19.10
Canonical afirmou que apps de 32 bits serão executados no Ubuntu 19.10

Esclarecendo melhor sua última decisão, a Canonical afirmou que apps de 32 bits serão executados no Ubuntu 19.10. Confira os detalhes e entenda.

Na semana passada, a Canonical anunciou que vai suspender completamente o suporte a arquiteturas de hardware de 32 bits (i386) em futuros lançamentos do Ubuntu Linux, começando com o próximo sistema operacional Ubuntu 19.10 (Eoan Ermine), previsto para ser lançado no próximo dia 17 de outubro.

No entanto, a empresa mencionou o fato de que, embora o suporte de 32 bits esteja desaparecendo, ainda haverá maneiras de executar aplicativos de 32 bits em um sistema operacional de 64 bits.

Canonical afirmou que apps de 32 bits serão executados no Ubuntu 19.10

Como a Canonical não forneceu mais detalhes sobre o assunto no momento do anúncio, muitos usuários começaram a reclamar sobre como poderão executar certos aplicativos e jogos de 32 bits nos próximos lançamentos do Ubuntu.

Inclusive, o abandono do suporte a 32 bits no Ubuntu afetou o projeto Wine, responsável pelo software que permite executar aplicativos do Windows no Linux, e que por isso, ainda usa bibliotecas e aplicativos de 32 bits.

A Valve também foi rápida em anunciar que seu Steam para o cliente Linux não será oficialmente suportado no Ubuntu 19.10 e em versões futuras.

Então, agora a Canonical esclareceu a situação dizendo que somente atualizações para bibliotecas de 32 bits estão descartadas.

Canonical afirmou que apps de 32 bits serão executados no Ubuntu 19.10

Devido a tudo isso, a Canonical atualizou sua visão sobre a remoção de suporte para a arquitetura i386 (32 bits) para o Ubuntu 19.10 e versões futuras, para garantir aos usuários que os aplicativos de 32 bits ainda serão executados no sistema operacional baseado em Linux.

Para esclarecer, Steve Langasek disse o seguinte:

“Lamentamos que tenhamos dado a impressão de que estamos” a abandonar o suporte a aplicativos i386. Isso simplesmente não é o caso. O que estamos descartando são atualizações para as bibliotecas i386, que serão congeladas nas versões 18.04 LTS. Mas há toda a intenção de garantir que haja uma história clara de como os aplicativos i386 (incluindo jogos) podem ser executados nas versões do Ubuntu depois de 19.10.”

Portanto, se você ainda tiver um PC de 32 bits (i386) e quiser executar aplicativos de 32 bits, a Canonical oferece várias alternativas.

Por exemplo, você pode usar o lançamento de longo prazo do Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus), que receberá atualizações até abril de 2024. Embora não tenha uma imagem ISO de 32 bits, o lançamento do Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) também suporta aplicativos de 32 bits, e há também o caso de aplicativos conteinizados como Snaps e Flatpaks.

A realidade é que é meados de 2019 e a maioria de nós possui computadores, telefones e tablets equipados com hardware de 64 bits e sistemas operacionais de 64 bits.

A Apple é pioneira na adoção da arquitetura de 64 bits para todos os seus sistemas operacionais e aplicativos, então é hora de a comunidade Linux fazer o mesmo e de o mundo esquecer a família de arquiteturas de conjuntos de instruções i386 (x86) de 34 anos, como várias distribuições Linux já fizeram.

Sendo o Ubuntu um dos mais populares sistemas operacionais baseados em Linux, é recomendado por vários fabricantes de hardware e espera-se que ele ofereça suporte a computadores de 32 bits de 20 anos atrás.

No entanto, como as pesquisas recentes da Canonical mostraram, isso não é mais o caso, já que os usuários de 32 bits se tornaram minoria.

A Canonical já descartou imagens ISO de 32 bits para o Ubuntu, e agora elas querem abandonar completamente o suporte a 32 bits, então é hora de seguir em frente e adotar o 64-bit.

Por fim, a Canonical emitiu uma declaração de imprensa sobre suporte a aplicativos de 32 bits no Ubuntu 19.10 e futuros lançamentos, afirmando que trabalharão de perto com as comunidades Wine e Ubuntu Studio para criar pacotes selecionados de 32 bits (i386) para os próximos lançamentos do Ubuntu 19.10 e do Ubuntu 20.04 LTS para garantir que determinados aplicativos e jogos sejam executados corretamente através dos contêineres Snaps e LXD.

Mais detalhes estão disponíveis nesse endereço.

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile