Canonical anunciou a disponibilidade geral do Ubuntu Pro

Vários meses depois do primeiro anuncio, a Canonical anunciou a disponibilidade geral do Ubuntu Pro, gratuito para até 5 PCs.

Lançado pela primeira vez em uma versão beta em outubro de 2022 com assinaturas gratuitas para uso pessoal e comercial de pequena escala em até 5 máquinas, o Ubuntu Pro está disponível apenas para lançamentos do Ubuntu LTS (Long-Term Support), começando com o Ubuntu 16.04, e promete até a 10 anos de atualizações de segurança, além de acesso a ferramentas exclusivas.

Isso inclui Ansible, Apache Tomcat, Apache Zookeeper, Docker, Drupal, Nagios, Node.js, phpMyAdmin, Puppet, PowerDNS, Python 2, Redis, Rust, WordPress, ROS e muitos outros.

Agora, a fabricante do Ubuntu, Canonical, anunciou a disponibilidade geral de sua assinatura abrangente do Ubuntu Pro para usuários do Ubuntu que desejam expandir as atualizações de segurança e conformidade de seus sistemas.

Canonical anunciou a disponibilidade geral do Ubuntu Pro

Canonical anunciou a disponibilidade geral do Ubuntu Pro
Canonical anunciou a disponibilidade geral do Ubuntu Pro

A assinatura do Ubuntu Pro promete patches para CVEs críticos em menos de 24 horas e expande o suporte técnico opcional para mais 23.000 pacotes de código aberto e cadeias de ferramentas além do sistema operacional principal, não apenas para o repositório de software principal do Ubuntu.

Em um comunicado à imprensa, a Canonical disse que:

“A versão beta foi bem recebida por empresas como NVIDIA, Google, Acquia, VMWare e LaunchDarkly. Desde o anúncio da versão beta em outubro de 2022, dezenas de milhares de usuários do Ubuntu se inscreveram no serviço.”

O Ubuntu Pro também oferece acesso a pacotes criptográficos com certificação FIPS 140-2, ferramentas para gerenciamento de conformidade em ambientes regulamentados e auditados, suporte ao Livepatch para atualizações de kernel sem reinicialização, bem como gerenciamento de sistema e patches automatizados em escala com o Landscape.

A Canonical diz que se você precisar do Ubuntu Pro para mais de cinco PCs, terá que adquirir um plano pago, que atualmente custa US$ 25 por ano para estações de trabalho ou US$ 500 por ano para servidores com um teste gratuito de 30 dias.

Os membros oficiais da comunidade Ubuntu recebem suporte gratuito para até 50 máquinas.

Para adicionar a assinatura do Ubuntu Pro à sua máquina Ubuntu LTS, você precisará de uma conta gratuita do Ubuntu One, onde terá acesso ao seu token Ubuntu Pro.

Isso pode ser ativado em seus sistemas por meio do utilitário Software & Updates, na guia Livepatch ou manualmente por meio da linha de comando, executando o seguinte comando (onde TOKEN deve ser substituído pelo token do Ubuntu Pro).
sudo ua attach TOKEN

Para ver se sua assinatura do Ubuntu Pro foi ativada, vá para a guia Atualizações do utilitário Software e atualizações e verifique se o plano Extended Security Maintenance (ESM) está ativo em “For other packages, this system has” (Para outros pacotes, este sistema possui).

Para aqueles que executam o Ubuntu na nuvem, o Ubuntu Pro também está disponível nos mercados dos parceiros de nuvem pública da Canonical, como AWS (Amazon Web Services), Azure e Google Cloud.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.