Canonical lançou correção para a regressão de microcódigo em CPUs Skylake da Intel

Canonical lançou correção para a regressão de microcódigo em CPUs Skylake da Intel
Canonical lançou correção para a regressão de microcódigo em CPUs Skylake da Intel

A Canonical lançou correção para a regressão de microcódigo em CPUs Skylake da Intel que causava o travamento dos sistemas Ubuntu. Confira os detalhes e atualize.

Em 12 de novembro de 2019, a Canonical publicou importantes atualizações de segurança do kernel para todas as versões suportadas do Ubuntu Linux para solucionar duas falhas (CVE-2019-11135 e CVE-2019-11139) descobertas por vários pesquisadores de segurança em processadores Intel que usam TSX (Transactional Synchronization Extensions), bem como em determinados processadores Intel Xeon.

Canonical lançou correção para a regressão de microcódigo em CPUs Skylake da Intel

Embora a primeira vulnerabilidade possa permitir que um invasor local exponha informações confidenciais, como conteúdo de memória anteriormente armazenado em buffers de microarquitetura, o segundo problema pode permitir que um invasor privilegiado local cause uma negação de serviço (falha no sistema).

A versão do microcódigo intel que causou a regressão foi a 3.20191112.

No entanto, a atualização também introduziu uma regressão, o que aparentemente está causando o travamento dos sistemas Ubuntu com CPUs Skylake após uma reinicialização a quente.

A regressão afeta todas as versões suportadas do Ubuntu, incluindo o Ubuntu 19.10, Ubuntu 19.04, Ubuntu 18.04 LTS e Ubuntu 16.04 LTS.

A Canonical publicou hoje um novo comunicado de segurança em que pede desculpas por uma regressão introduzida pela mais recente atualização de firmware de microcódigo da Intel.

No alerta de segurança, a Canonical disse o seguinte:

“O USN-4182-1 forneceu o Microcódigo do processador Intel atualizado. Foi descoberta uma regressão que causou o travamento de alguns processadores Skylake após uma reinicialização a quente. Esta atualização reverte o microcódigo para essa família de processadores específica. Pedimos desculpas pelo inconveniente”

Canonical lançou correção para a regressão de microcódigo em CPUs Skylake da Intel

Agora, a Canonical pede a todos os usuários do Ubuntu com CPUs Skylake que atualizem suas instalações para a versão 3.20191115 do microcódigo intel o mais rápido possível.

A nova atualização de microcódigo da Intel já está disponível nos principais repositórios de software; portanto, tudo o que você precisa fazer para corrigir essa regressão é executar o comando abaixo e reiniciar sua máquina.

sudo apt-get update && sudo apt-get install intel-microcode

O que está sendo falado no blog

No Post found.

publicado
Categorizado como Arch, bodhi, CentOS, Debian, Deepin, Elementary, Fedora, Gentoo, Kali, Kylin, LFS, Linux, Linux Mint, Mageia, Manjaro, Open Source, openSUSE, Pop!_OS, RedHat, Sabayon, Scientific, Software livre, Solus, SUSE, Tecnologia, Trisquel, Tutorial, Ubuntu, Zorin Marcado com , , , , , ,

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile