Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Canonical não planeja ativar o Wayland por padrão no Ubuntu 20.04 LTS

Michael Larabel do site Phoronix afirmou que tudo indica que a Canonical não planeja ativar o Wayland por padrão no Ubuntu 20.04 LTS. Conheça os motivos para entrave.


Desde a curta duração da experiência do Ubuntu 17.10 com GNOME e Wayland, o desktop do Ubuntu ainda usa a sessão confiável do X.Org Server por padrão.
Canonical não planeja ativar o Wayland por padrão no Ubuntu 20.04 LTS

Enquanto o Ubuntu 19.04 será lançado em breve e o ciclo de desenvolvimento do Ubuntu 19.10, então, em andamento, não procure por qualquer mudança Wayland-by-default para estar ao virar da esquina.

A Canonical não planeja ativar o Wayland por padrão no Ubuntu 20.04 LTS

Michael Larabel do site Phoronix informou que na semana passada por duas vezes ele recebeu informações indicando que a Canonical supostamente não está planejando ativar o Wayland por padrão no Ubuntu 20.04 LTS.

Ele afirma que se a Canonical estivesse planejando seguir adiante com o Wayland usado por padrão, eles precisariam fazer a mudança para o Ubuntu 19.10, como é costume para eles fazerem grandes mudanças na versão LTS-release-1, a fim de facilitar testes mais difundidos à frente do Ciclo de suporte a longo prazo.

Acontece que os engenheiros da Canonical acham que o suporte a Wayland não está maduro o suficiente para permitir, no próximo ano, o Ubuntu 20.04 LTS.

Compreensivelmente, muitos aplicativos proeminentes ainda não suportam nativamente Wayland ou o suficiente. Por exemplo, o Fedora não está usando o navegador Firefox Wayland por padrão agora até o Fedora 31 no final do ano (o estado do navegador da web tem sido um ponto fraco).

Além disso, ainda existem algumas lacunas na cobertura NVIDIA Wayland, a experiência de vários monitores com o GNOME no Wayland ainda tem alguns problemas de desempenho e outros desafios remanescentes, enquanto não fornecem benefícios significativos e voltados para o usuário para superar os riscos envolvidos.

Felizmente, agora no Ubuntu 18.10 e em versões anteriores, os usuários interessados ​​ainda podem mudar para a sessão do GNOME Wayland no desktop do Ubuntu, mas não busquem pelo Wayland por padrão, até pelo menos o Ubuntu 20.10.

O que está sendo falado no blog

Sair da versão mobile