Como instalar o capturador de telas FlameShot no Ubuntu, Debian e derivados

Se você não usa a ferramenta padrão do seu sistema para fazer screenshots, conheça e veja como instalar o capturador de telas FlameShot no Ubuntu, Debian e derivados.

Flameshot é uma ferramenta de captura de tela baseada em Qt5. Ele é projetado para ser manuseado corretamente por usuários com pouca ou muita experiência, e claro, é um software livre.

Como instalar o capturador de telas FlameShot no Ubuntu, Debian e derivados
Como instalar o capturador de telas FlameShot no Ubuntu, Debian e derivados

Ao testar o FlameShot, o aplicativo surpreende graças à facilidade com que você pode fazer e editar as capturas de tela.

Isso nos dá a possibilidade de usar áreas geométricas com cores de nossa escolha. O que torna essa ferramenta diferente do resto de programas semelhantes é sua interface, que é simples e intuitiva.

Flameshot inclui características tais como as notas (pode desenhar linhas, setas, borrão ou realçar o texto, etc. na imagem), upload da captura para o Imgur e mais.

O programa nos oferece uma GUI muito útil, mas também pode ser controlada a partir da linha de comando.

Ele é compatível com X11, além de suporte, ainda experimental, para Wayland para Gnome e Plasma.

Como instalar o capturador de telas FlameShot no Ubuntu, Debian e derivados

Quem quiser instalar o capturador de telas FlameShot no Ubuntu, Debian e outros sistemas que suportam arquivos .deb, deve fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Confira se o seu sistema é de 32 bits ou 64 bits, para isso, use o seguinte comando no terminal:

uname -m

Passo 3. Se seu sistema é de 64 bits, use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome flameshot.deb:

wget https://github.com/flameshot-org/flameshot/releases/download/v0.10.1/flameshot-0.10.1-1.ubuntu-18.04.amd64.deb -O flameshot.deb

ou

wget https://github.com/flameshot-org/flameshot/releases/download/v0.10.1/flameshot-0.10.1-1.ubuntu-20.04.amd64.deb -O flameshot.deb

ou

wget https://github.com/flameshot-org/flameshot/releases/download/v0.10.1/flameshot-0.10.1-1.debian-10.amd64.deb -O flameshot.deb

Passo 4. Agora instale o programa com os comandos abaixo:

sudo dpkg -i flameshot.deb
sudo apt-get install -f

Passo 5. Se preferir, use o comando abaixo para instalar o programa;

sudo apt install ./flameshot.deb

Passo 6. Depois, se precisar desinstalar o programa, use esse comando:

sudo apt-get remove flameshot*

Pronto! Agora, você pode iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite flameshot ou em um terminal, seguido da tecla TAB.

E comece a usá-lo!

Como instalar o capturador de telas FlameShot no Ubuntu, Debian e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO