Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Carregamento sem fio à distância pode estar chegando a dispositivos Xiaomi e Motorola

E o carregamento sem fio à distância pode estar chegando a dispositivos Xiaomi e Motorola. Conheça e entenda melhor esse importante tema.

O carregamento sem fio se tornou comum nos últimos anos, oferecendo a opção de colocar seu telefone, smartwatch ou outros pequenos dispositivos em uma base de carregamento ou suporte sem a necessidade de conectar nenhum fio.

Mas, durante anos, um punhado de empresas desenvolveu tecnologia que permitiria o carregamento sem fio à distância – sem a necessidade de almofadas. Basta entrar em uma sala perto de um carregador e seus dispositivos móveis serão recarregados automaticamente.

Até agora, essa tecnologia permaneceu em grande parte no estado de protótipo/demonstração, e isso não vai necessariamente mudar este ano.

Mas os fabricantes de telefones Xiaomi e Motorola estão exibindo sua própria opinião sobre o carregamento sem fio à distância, sugerindo que as empresas podem implementá-lo em algum momento no futuro.

Carregamento sem fio à distância pode estar chegando a dispositivos Xiaomi e Motorola

Carregamento sem fio à distância pode estar chegando a dispositivos Xiaomi e Motorola

A Xiaomi diz que sua tecnologia Mi Air Charge suporta carregamento remoto de até 5 watts e funciona colocando um sistema de carregamento com um conjunto de 144 antenas em uma sala, permitindo a transmissão de ondas milimétricas de energia diretamente para um telefone usando a tecnologia beamforming.

O telefone possui seu próprio receptor de 14 antenas que converte essas ondas em energia.

O sistema Mi Air Charge tem um raio de “vários metros”, o que deve ser suficiente para começar a carregar seu dispositivo assim que você entrar em uma sala. O sistema também suporta o carregamento de vários dispositivos simultaneamente, com cada dispositivo suportando até 5 watts.

Claro, vai demorar mais para carregar um telefone com carregamento sem fio de 5 watts do que com um sistema de carregamento rápido com ou sem fio mais tradicional. Mas esse tipo de sistema eliminaria a dor de cabeça de ter que descobrir quando carregar seu telefone.

Se a bateria estiver fraca, ela carregará automaticamente quando você estiver dentro do alcance, sem a necessidade de intervenção do usuário.

Xiaomi diz que agora o sistema foi projetado para telefones, mas poderia ser adaptado para smartwatches e outros wearables no futuro, assim como alto-falantes sem fio, lâmpadas e outros produtos domésticos inteligentes.

Neste ponto, Xiaomi diz que Mi Air Charge é apenas uma demonstração, com um representante dizendo ao TechCrunch que a empresa não tem planos de incluir a tecnologia nos produtos que serão lançados este ano.

Sabemos ainda menos sobre o carregamento sem fio sem contato da Motorola, mas um breve vídeo de demonstração postado no site de mídia social chinês Weibo mostra dois smartphones da série Motorola Edge carregando ao mesmo tempo enquanto colocados a 80 cm (31 polegadas) e 100 cm (39 polegadas) de distância de um carregador.

A Motorola também não confirmou os planos de incorporar o carregamento sem fio sem contato aos telefones, mas a empresa perguntou aos telespectadores se eles deveriam usar a tecnologia em futuros telefones Motorola Edge.

Sair da versão mobile