Cawbird 1.4 lançado com muitos novos recursos e melhorias

Cawbird 1.4 lançado com muitos novos recursos e melhorias
Cawbird 1.4 lançado com muitos novos recursos e melhorias

E foi lançada mais uma atualização do mais importante cliente de twitter para Linux, o Cawbird 1.4. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Cawbird é um fork do Corebird. Ele é um cliente de twitter GTK+ nativo que fornece recursos vitais, como mensagens diretas (DMs), notificações de tweets, visualizações de conversas.

O Corebird ficou sem suporte depois que o Twitter desativou a API de streaming. Por isso, o Cawbird assumiu o compromisso de trabalhar com as novas APIs e inclui algumas correções e modificações.

Ou seja, o Cawbird é um fork do cliente de twitter Corebird GTK, que continua a trabalhar com o Twitter no Linux.

Cawbird é um cliente Twitter moderno e leve para o desktop GNOME 3. Possui imagens embutidas e visualização de vídeo, criação de listas e favoritos, filtragem de tweets e pesquisa de texto completo. E o Cawbird é capaz de gerenciar várias contas do Twitter.

Cawbird trabalha com as novas APIs e inclui algumas correções e modificações que foram historicamente corrigidas no Corebird personalizado do IBBoard em sua conta pessoal Open Build Service.

Devido às mudanças na API do Twitter, Cawbird tem as seguintes limitações: O Cawbird será atualizado a cada dois minutos, Cawbird não é notificado sobre o seguinte, que será atualizado na reinicialização: Unfavourite, Follow/Unfollow, Block/Unblock, Mute/Unmute, Deleção DM e algumas mudanças na lista.

Agora, foi lançada a versão mais recente desse importante aplicativo, o Cawbird 1.4, com muitos novos recursos, melhorias, correções de bugs.

Novidades do Cawbird 1.4

Cawbird 1.4 lançado com muitos novos recursos e melhorias

Cawbird 1.4 adiciona muitos recursos, como suporte para vários tamanhos de texto como Normal, Grande, X-Large, XX-Large, melhor contagem de emoji de caracteres Unicode ZWJ (Zero Width Joiner), também como suporte para deletar rascunhos de tweets ao pressionar o botão Cancelar por meio de uma nova caixa de diálogo de confirmação.

Para completar, esta versão também apresenta uma nova opção de “Traduzir conteúdo” para tweets para permitir que você traduza tweets com Google, Bing, DeepL ou um provedor personalizado, melhora o espaçamento e o alinhamento das imagens exibidas nos tweets e adiciona uma borda para definir suas bordas e adiciona uma tradução do gaélico escocês.

Além disso, o Cawbird 1.4 torna os tweets encadeados mais óbvios ao introduzir uma nova linha “Responder para” para encadeamentos de auto-resposta na linha do tempo, exibe tweets em sua linha do tempo quando você segue alguém e os oculta quando você deixa de segui-los e adiciona a capacidade de mostrar uma conta do Twitter bloqueada ou silenciada.

Ademais, vários bugs também foram eliminados nesta versão, tornando o Cawbird capaz de lidar com links e URLs de vídeo do Twitter que contêm e comercial neles, suportar melhor o formato binário universal Flatpak, repetir notificações devido à sobreposição de mensagens para que você não perca nada e melhor recortar tweets em linhas do tempo ao usar janelas estreitas.

Por fim, entre algumas das melhorias que surgiram no Cawbird 1.4, há um atraso de renderização aprimorado ao focar e desfocar a janela principal, o que geralmente ocorre quando sua CPU fica sobrecarregada, tamanho reduzido do ícone de informações para a notificação de descrição da imagem para que não obscureça a imagem muito, bem como a substituição do emoji de pinguim por um ícone de rosto sorridente sorrindo para o botão de emoji na caixa de diálogo de composição.

Para saber mais sobre essa versão do Cawbird, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Cawbird

Para instalar a versão mais recente do Cawbird nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o cliente Twitter Cawbird no Linux via Flatpak
Como instalar o cliente Twitter Cawbird no Linux via Snap
Como instalar o cliente Twitter Cawbird no Ubuntu e derivados

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Sair da versão mobile