Chips Apple poderão superar os chips de desktop mais poderosos da Intel

Chips Apple poderão superar os chips de desktop mais poderosos da Intel
Chips Apple poderão superar os chips de desktop mais poderosos da Intel

Segundo um relatório da Bloomberg, em breve, os Chips Apple poderão superar os chips de desktop mais poderosos da Intel. Entenda!

Os primeiros Macs com chips Apple Silicon estão aqui e, até agora, parece que eles superaram amplamente as expectativas em termos de desempenho e eficiência de energia.

Com algumas exceções notáveis, a maioria dos softwares roda mais rápido no novo MacBook Air e MacBook Pro com chips Apple M1 do que em modelos da geração anterior com processadores Intel.

Então o que vem depois?

De acordo com a Bloomberg, a Apple poderia lançar “uma série de novos processadores Mac” já no próximo ano, com alguns deles esperando para superar os processadores de desktop mais poderosos da Intel.

Chips Apple poderão superar os chips de desktop mais poderosos da Intel

Chips Apple poderão superar os chips de desktop mais poderosos da Intel

O relatório da Bloomberg é baseado em vazamentos e é um pouco leve nos detalhes, então é melhor encarar as coisas com cautela.

Mesmo que as informações sejam precisas, são um pouco vagas e os planos da Apple podem mudar nos próximos meses. Mas aqui estão alguns destaques do relatório:

  • A Apple pode lançar novos chips já na primavera de 2021, com mais processadores chegando no outono.
  • Laptops MacBook Pro de última geração e desktops iMac all-in-one podem ser alimentados por chips com até 16 núcleos de CPU de alto desempenho e 4 núcleos de eficiência (embora a Apple também possa decidir ir com 8 ou 12 núcleos de desempenho para o 2021 modelos).
  • A Apple está desenvolvendo chips com até 32 núcleos de CPU de alto desempenho para computadores desktop de ponta.
  • A empresa também está desenvolvendo GPUs de alto desempenho com 64 ou 128 núcleos gráficos dedicados. Esta pode ser uma atualização opcional para sistemas caros e de alta potência.

Em comparação, o processador Apple M1 que alimenta o MacBook Air de geração atual e o Macbook Pro de 13 polegadas é um processador de 8 núcleos com 4 núcleos de alto desempenho e 4 núcleos de eficiência, e ainda supera os mais recentes chips de laptop da Intel na maioria dos benchmarks.

A Apple já havia dito que planeja fazer a transição de toda a sua linha para Apple Silicon até o final de 2022, mas de acordo com a Bloomberg, a empresa pode estar um pouco adiantada.

O primeiro dos novos chips pode estrear na próxima geração do MacBook Pro e dos modelos iMac na primavera, enquanto os chips de desempenho ainda mais alto provavelmente chegarão aos desktops topo de linha a partir do final de 2021.

O relatório também menciona um novo “Mac Pro com metade do tamanho” que poderia ser lançado no final do ano ou no início de 2022. Dado o tamanho do desafio de fazer isso, provavelmente, ele terá um dos chips mais poderosos da Apple.

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile