Chrome 109 lançado com indicador de permissões, e muito mais

E foi lançado o Chrome 109 com indicador de permissões, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Google Chrome ainda é o navegador mais usado no planeta, e isso o torna uma das mais importantes ferramentas de controle da web para o Google.

Mas independente disso, o Chrome é o navegador do Google e também o navegador número um no mercado, com uma participação de mais de 65%, de acordo com dados de terceiros da NetMarketShare.

Agora, o Google acaba de promover o Chrome 107 para estável como a atualização de recurso mais recente para seu navegador da Web multiplataforma.

Agora, o Chrome 109 já está disponível para Windows, Linux, macOS e Chrome OS como o mais novo lançamento de recurso mensal para o navegador da web do Google.

Novidades do Chrome 109

Chrome 109 lançado com indicador de permissões, e muito mais
Chrome 109 lançado com indicador de permissões, e muito mais

Sim. Foi anunciado o lançamento da nova versão do popular navegador Google Chrome 109, versão em que, além de inovações e correções de bugs, 17 vulnerabilidades foram corrigidas na nova versão.

Não foram identificados problemas críticos que permitam ignorar todos os níveis de proteção do navegador e executar código no sistema fora da sandbox.

Como parte do programa de recompensa em dinheiro pela descoberta de vulnerabilidades da versão atual, o Google pagou 14 prêmios no valor de 39 mil dólares americanos.

Nesta nova versão que se apresenta no Chrome 109 podemos constatar que foi implementado um indicador integrado de confirmação de permissão na barra de endereço, que é exibido no lugar do ícone de cadeado por 4 segundos após o usuário confirmar ou rejeitar as novas permissões solicitadas pelo site.

O prompt permite garantir que a escolha correta foi feita e, se necessário, prosseguir para editar as permissões.

Outra das mudanças que podemos encontrar é que foi adicionado um ícone com uma câmera na barra de pesquisa da página que é exibida ao abrir uma nova guia para pesquisar por imagem usando o serviço Google Lens (a imagem de pesquisa pode ser especificada como um URL ou como um arquivo local.)

Além disso, também é destacado que a compatibilidade com a linguagem de marcação MathML Core (Mathematical Markup Language) foi retornada para definir fórmulas matemáticas incorporadas em documentos HTML e SVG (o MathML foi removido do mecanismo Blink em 2013).

As propriedades CSS math-style, math-depth e math-shift são fornecidas para personalizar o estilo específico do MathML, bem como o valor “math” para as propriedades “display”, o valor math-auto para a propriedade text transform e o nome “math” para a propriedade “font-family”.

Foi proposto um novo mecanismo de instalação de atualização de plataforma cruzada, que melhorou o desempenho e a confiabilidade.

Quando um resolvedor baseado em provedor de DNS Cox é usado no sistema do usuário, o modo “DNS sobre HTTPS” (DoH, DNS sobre HTTPS) é ativado automaticamente.

A página “chrome://settings/language” oferece configurações avançadas de tradução que permitem selecionar o idioma de destino atual, idiomas que não precisam ser traduzidos e idiomas que sempre devem ser traduzidos.

Em resumo, essas são as novidades do Chrome 109:

  • Melhorias foram feitas nas ferramentas do desenvolvedor da web.
  • Adicionadas dicas ao painel Estilos para propriedades CSS inativas altura/largura em linha, flexibilidade e grade.
  • O painel Desempenho fornece resultados de nomes de funções regulares definidos por meio do mapa de origem.
  • Adicionada a página “Sobre esta página” com informações sobre a página, fontes usadas e tema do site.
  • Adicionado saída de avisos detalhados sobre o download de conteúdo perigoso.
  • Suporte removido para a API Event.path não padrão e deve usar o método Event.composedPath() em seu lugar.
  • Corrigido um problema de rolagem lenta no Linux ao usar o Wayland.

Mais detalhes sobre esta versão acesse o anúncio de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Chrome

Os usuários de Android e iOS podem atualizar o Chrome em suas respectivas lojas de aplicativos.

Já os usuários de desktop Windows, Mac e Linux podem atualizar para o Chrome mais recente acessando Configurações -> Ajuda -> Sobre o Google Chrome e o navegador verificará automaticamente a nova atualização e a instalará se e quando disponível.

Ou para instalar a versão mais recente do Chrome nas principais distribuições Linux, use um desses tutoriais:
Google Chrome no Linux Ubuntu, Debian, Fedora, Arch e derivados – veja como instalar
Como instalar o Google Chrome no Fedora e derivados
Como instalar o Google Chrome no Ubuntu e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.