E foi lançado o Chrome 121 com novos recursos CSS e WebGPU, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Google Chrome ainda é o navegador mais usado no planeta, e isso o torna uma das mais importantes ferramentas de controle da web para o Google.
Mas independente disso, o Chrome é o navegador do Google e também o navegador número um no mercado, com uma participação de mais de 65%, de acordo com dados de terceiros da NetMarketShare.
Além de sua versão estável, o Chrome também possui uma versão beta, que contem as mais recentes novidades do navegador para serem testadas antes de irem para a versão estável.
Agora, há alguns dias foi anunciado o lançamento da nova versão do popular navegador web, Google Chrome 121.
Novidades do Chrome 121
O Chrome 121 tem 17 correções de segurança, incluindo três CVEs altos. As correções de segurança no Chrome 121 podem ser encontradas no blog de lançamento do Google Chrome.
O Chrome 121 também adiciona novos recursos de IA para organização de guias, novos recursos CSS, uma API EditContext, detecção de recursos para formatos de área de transferência suportados, melhora o mascaramento CSS para SVGs, uma API de reprodução remota para elementos de mídia HTML, valores de exibição específicos de Ruby, atualizações de regras de especulação e várias melhorias no WebGPU.
No lado CSS, agora há suporte para propriedades scrollbar-color e scrollbar-width para alterar barras de rolagem. Há também a animação da propriedade font-palette e suporte para recursos de ortografia e gramática CSS.
Suporte para os pseudoelementos CSS ::spelling-error e ::grammar-error é algo que esperei meses para ver – no Firefox ainda estou esperando. Isso permite alterar o estilo dos erros de verificação ortográfica/gramática automática detectados pelo navegador.
Dessa forma, eles podem ficar mais visíveis dependendo das cores e do estilo da sua página da web e algo que eu queria desesperadamente ajudar meus olhos cansados e sobrecarregados para tornar mais fácil detectar meus próprios erros de ortografia ao trabalhar no Firefox para evitar ignorar o sutil sublinhados vermelhos.
Do lado do WebGPU, agora há suporte para consultas de carimbo de data/hora, o WebGPU agora está habilitado para Chrome 121 em dispositivos Android, a capacidade de omitir os pontos de entrada padrão para módulos de shader e outras adições.
Esses detalhes do WebGPU para o Chrome 121 por meio desta postagem do blog.
Mais detalhes sobre os muitos novos recursos que você pode encontrar no Chrome 121 em ChromeStatus.com.
Como instalar ou atualizar o Chrome
A nova versão do Chrome já está disponível em seu site oficial. Os usuários Linux cuja distribuição adiciona seu repositório após a primeira instalação já devem ter recebido a nova versão. Os usuários do Arch Linux e derivados o possuem em AUR no nome do pacote google-chrome.
Para instalar a versão mais recente do Chrome nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Google Chrome no Linux Ubuntu, Debian, Fedora, Arch e derivados – veja como instalar
Como instalar o Google Chrome no Debian e derivados
Como instalar o Google Chrome no Ubuntu e derivados