Chrome OS 116 lançado com melhorias em pesquisa, e muito mais

E foi lançado o Chrome OS 116 com melhorias em pesquisa, e muito mais. Confira as novidades e atualize seu sistema.

O Chrome OS é o sistema operacional do Google usado em dispositivos Chromebook. Ele é baseado no núcleo do Linux, o kit de ferramentas ebuild/portage build, em componentes abertos, e usa o navegador Chrome como a sua principal interface de usuário.

Para aqueles que não estão familiarizados com este sistema operacional, você deve saber que ele é baseado no kernel Linux, kit de ferramentas ebuild/portage build e componentes abertos e navegador web Chrome 88.

O ambiente de usuário do Chrome OS é limitado a um navegador da web e, em vez de programas padrão, são usados ​​aplicativos da web; no entanto, o Chrome OS inclui uma interface completa de várias janelas, área de trabalho e barra de tarefas.

O Chrome OS está disponível apenas pré-instalado em hardware dos fabricantes parceiros do Google. Mas existe um equivalente de código aberto, chamado de Chromium OS.

Embora possa haver alguns dias de diferença, após uma nova versão do navegador da web do Google, a empresa lança uma nova parcela de seu sistema operacional para desktop com a mesma numeração.

Assim, depois do lançamento do navegador Chrome 116, a empresa famosa pelo motor de busca e que agora faz parte da Alphabet, lançou o chromeOS 116.

Novidades do Chrome OS 116

Chrome OS 116 lançado com melhorias em pesquisa, e muito mais
Chrome OS 116 lançado com melhorias em pesquisa, e muito mais

Nesta nova versão do Chrome OS 116, uma de suas principais novidades que se destaca é que as opções de busca no gerenciador de arquivos foram ampliadas, já que agora suporta a busca simultânea de arquivos no disco local e no armazenamento na nuvem do Google Drive .

Outra das mudanças que se destaca na nova versão é que foi adicionado suporte para o modo de carregamento adaptativo da bateria compatível com alguns Chromebooks, no qual, em essência, é que a bateria é primeiro carregada até 80%, após o que é trazido de forma não linear para 100% usando os parâmetros de carga oferecidos pelo modelo de aprendizado de máquina, que leva em consideração o comportamento do usuário.

Além disso, a interface do assistente de “configuração do dispositivo” foi atualizada e redesenhada para simplificar o trabalho de novos usuários que estão acostumados a trabalhar em outros sistemas operacionais, além de aumentar o número de configurações disponíveis para adaptar o ambiente às suas preferências e aumentar a flexibilidade de navegação no processo de configuração do dispositivo.

Adicionada a capacidade de abrir e editar arquivos do Microsoft Word, Excel e PowerPoint no dispositivo usando o aplicativo Microsoft 365 e o armazenamento do Microsoft OneDrive integrado ao gerenciador de arquivos.

Essa capacidade é habilitada por meio do parâmetro chrome://flags#upload-office-to-cloud.

Por outro lado, no Chrome OS 116, podemos descobrir que foi adicionada uma interface para configurar teclados RGB.

Além de definir uma cor de luz de fundo geral, é possível atribuir cores diferentes a diferentes áreas de luz de fundo do teclado, como mouse e teclado, são fornecidos em relação a dispositivos individuais.

Por último, mas não menos importante, também vale a pena mencionar que Google e Cameyo lançaram em conjunto o serviço Virtual App Delivery para clientes empresariais, que permite executar qualquer aplicativo do Windows no ChromeOS.

A solução se destaca por não exigir a execução de um ambiente Windows completo em uma máquina virtual. Em vez disso, um serviço de nuvem especial oferece um ambiente comum no qual aplicativos individuais do Windows podem ser executados isoladamente.

Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão do Chrome OS 116:

  • Suporte integrado para reconhecimento de texto em imagens, conversão para texto simples e utilização em leitores de tela, o que, por exemplo, permite que deficientes visuais ouçam o conteúdo de documentos PDF que não suportam exportação de texto.
  • Ferramentas estendidas de correção automática que corrigem erros de digitação e erros conforme você digita.
  • Adicionada a capacidade de usar a correção automática não apenas para o teclado virtual, mas também ao digitar em um teclado normal.
  • Adicionada a capacidade de revisar permissões e dados acessados ​​por aplicativos em execução no ambiente Android ao ChromeOS Configurator.
  • Adicionado modo de processador de dados, que permite ao administrador de sistemas gerenciados centralmente controlar quando, como e por que os dados do dispositivo são transferidos para fora e processados ​​no lado do Google.
  • Adicionadas opções para personalizar a rolagem do touchpad e o tamanho da tela.

Por fim, se você deseja saber mais sobre esta nova versão do sistema, poderá consultar os detalhes acessando o seguinte endereço.

Como atualizar para o Chrome OS

A nova versão já está disponível para a maioria dos Chromebooks atuais, e desenvolvedores de terceiros fizeram versões para computadores comuns com processadores x86, x86_64 e ARM.

E, se você é um usuário do Raspberry, deve saber que também pode instalar o Chrome OS em seu dispositivo, apenas que a versão que você pode encontrar não é a mais atual e ainda há o problema de aceleração de vídeo devido a hardware.

Como sempre, o Google está entregando progressivamente. Isso significa que, se você ainda não o recebeu, receberá nas próximas horas ou dias.

Portanto, a maioria dos usuários de um computador compatível já deve tê-lo disponível como uma atualização.

Para ver se a nova versão já está disponível para você, abra o aplicativo ‘Settings’ (Configurações), acesse ‘About Chrome OS’ (Sobre o Chrome OS) e clique ou toque em Verificar atualizações.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.