Chrome OS 84 lançado com um aplicativo Arquivos reprojetado e mais

Chrome OS 84 lançado com um aplicativo Arquivos reprojetado e mais
Chrome OS 84 lançado com um aplicativo Arquivos reprojetado e mais

O Google lançou o Chrome OS 84 com um aplicativo Arquivos reprojetado, melhor tela de visão geral e mais. Confira as novidades e atualize seu sistema.

O Chrome OS é o sistema operacional do Google usado em dispositivos Chromebook. Ele é baseado no núcleo do Linux e usa o navegador Chrome como a sua principal interface de usuário.

O Chrome OS está disponível apenas pré-instalado em hardware dos fabricantes parceiros do Google. Mas existe um equivalente de código aberto, chamado de Chromium OS.

Agora, foi anunciado o lançamento da nova versão do sistema operacional Chrome, o Chrome OS 84, baseado no kernel do Linux, nas ferramentas de ebuild/portage, em componentes abertos e no navegador Chrome 84.

Novidades do Chrome OS 84

Chrome OS 84 lançado com um aplicativo Arquivos reprojetado e mais

Após o lançamento do Chrome 84 em desktops e dispositivos móveis, o Google lançou o Chrome OS 84.

Além dos recursos comuns do navegador Chrome, como bloqueio de solicitações de notificação intrusivas e suporte a atalhos de aplicativos, o sistema operacional está mais preparado.

O aplicativo Arquivos totalmente redesenhado e totalmente branco finalmente está estável, o teclado virtual agora pode ser redimensionado, há opções mais simples de tela dividida incorporadas na tela Visão geral e temos um novo aplicativo Explorar que substitui o aplicativo Get Help (Obter Ajuda).

O novo aplicativo Arquivos é provavelmente a mudança visual mais atraente que vem com esta versão.

Longe está a barra superior que consiste em dois tons de azul, abrindo caminho para uma interface totalmente branca. Agora, os itens selecionados na barra lateral são mais óbvios, com fundo azul claro em forma de pílula como pano de fundo, um design que você pode encontrar em muitos outros aplicativos do Google atualmente.

Aplicativo Arquivos reprojetado e mais

Embora a interface possa ser mais gritante à noite do que a mais antiga, acho que pode ser uma boa base para criar um modo escuro em todo o sistema (embora ainda não tenhamos visto nenhuma evidência de que o Google esteja trabalhando em algo assim).

Se você ainda não recebeu o Chrome OS 84, já pode ativar o novo aplicativo File em chrome://flags/#files-ng (copie e cole-o na barra de endereço e escolha “enabled” no menu suspenso).

Depois que o Chrome OS 81 foi lançado com uma interface de tablet renovada inspirada no Android 10, a versão 84 refina ainda mais a experiência com um teclado virtual redimensionável.

Você pode fazer isso arrastando de qualquer canto do teclado. Isso já estava disponível como sinalizador antes em chrome://flags/#enable-cros-virtual-keyboard-floating-redimensionável, que agora está ativado por padrão.

A tela Visão geral (acessível na tecla no ponto F5 de um teclado Chromebook) agora permite arrastar janelas para os dois lados da tela para configurar rapidamente a tela dividida.

Isso significa que pessoas com vários monitores também podem facilmente criar telas divididas por meio da Visão geral. Também é possível mover janelas de uma tela para outra nesse modo.

Um novo aplicativo Explore substituiu o aplicativo Get Help. Ao contrário do antecessor, ele funciona offline e oferece acesso direto às vantagens do Chromebook.

Fora isso, o contêiner do Linux recebeu uma alternância de acesso ao microfone em suas configurações, que é desativada por padrão. No campo da acessibilidade, agora é possível pesquisar nos menus do ChromeVox para facilitar o uso do leitor de tela.

Se você usar o Chromebook para gravar vídeos, ficará feliz em saber que a nova versão muda do MKV para o formato MP4 mais onipresente, facilitando o uso dos clipes em outros aplicativos ou o compartilhamento através de aplicativos de mensagens.

Também existem novos emojis que aparecem no seu caminho depois da atualização: um emoji de rosto bocejando, um ouvido com aparelho auditivo e um sari.

Como atualizar para o Chrome OS 84

As versões do Chrome OS 84 estão disponíveis para a maioria dos Chromebooks atuais. Embora também haja compilações compostas de conjuntos informais para computadores comuns com processadores x86, x86_64 e ARM.

Como sempre, o Google está entregando progressivamente. Isso significa que, se você ainda não o recebeu, receberá nas próximas horas ou dias.

Portanto, a maioria dos usuários de um computador compatível já deve tê-lo disponível como uma atualização.

Para ver se a nova versão já está disponível para você, abra o aplicativo ‘Settings’ (Configurações), acesse ‘About Chrome OS’ (Sobre o Chrome OS) e clique ou toque em Verificar atualizações.

O que está sendo falado no blog

publicado
Categorizado como Gentoo, Linux, Notícias, Open Source, Software livre Marcado com , , , , ,

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Sair da versão mobile